MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Putin aceita criação de grupo de contato sobre Ucrânia

O governo alemão disse que o presidente russo Vladimir Putin aceitou uma proposta feita pela chanceler Angela Merkel para montar um "grupo de contato" com o objetivo de facilitar o diálogo na crise da Ucrânia. Merkel sugeriu a ideia em uma conversa tel

Da Redação

·
Putin aceita criação de grupo de contato sobre Ucrânia (Arquivo)
Icone Camera Foto por Reprodução
Putin aceita criação de grupo de contato sobre Ucrânia (Arquivo)
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.03.2014, 22:39:02 Editado em 27.04.2020, 20:18:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governo alemão disse que o presidente russo Vladimir Putin aceitou uma proposta feita pela chanceler Angela Merkel para montar um "grupo de contato" com o objetivo de facilitar o diálogo na crise da Ucrânia.

Merkel sugeriu a ideia em uma conversa telefônica durante a qual ela acusou Putin de violar as leis internacionais com a "inaceitável intervenção russa na Crimeia". O porta-voz do governo alemão Georg Streiter disse em comunicado que Putin também aceitou a ideia da criação de uma missão de inquérito.

Já um comunicado do Kremlin disse que Putin defendeu a ação da Rússia contra "forças ultranacionalistas" na Ucrânia e insistiu que as medidas tomadas até agora eram "totalmente adequadas". Durante a ligação telefônica, o presidente russo teria chamado a atenção de Merkel para a "ameaça implacável de violência" contra cidadãos russos e a população de língua russa na região.

O comunicado russo não se referiu especificamente à proposta de Merkel, mas mencionou a necessidade de continuar "consultas tanto bilaterais como no formato multilateral com o objetivo de cooperar para normalizar a situação sócio-política da Ucrânia".

Mais cedo neste domingo, o ministro do Exterior da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, disse que a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa poderia ser convidada a instalar uma missão de investigação para determinar o que realmente está acontecendo na Crimeia e no leste da Ucrânia.

Ele acrescentou que um "grupo de contato" envolvendo países europeus e, talvez, as Nações Unidas, juntamente com a Rússia e a Ucrânia poderia ser parte da solução para a crise na região. Streiter disse que o grupo poderia ser conduzido pela Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, um órgão que inclui 57 países, entre eles nações da União Europeia, Rússia, Ucrânia e Estados Unidos.

"No final, o resultado deve ser que os soldados russos regressem aos seus quartéis", disse Steinmeier.

Nesta segunda-feira, ministros das Relações Exteriores da União Europeia se reunirão para discutir a crise ucraniana.

Steinmeier defendeu o diálogo, em vez de uma possível ação contra a Rússia, e
disse que há diferenças entre os líderes das oito nações mais desenvolvidas sobre o futuro de Moscou no grupo. "Alguns dizem que agora temos de enviar um sinal forte e excluir a Rússia", disse. "Outros dizem - estou mais com eles - que o formato do G-8 é na verdade o único formato em que nós do Ocidente ainda falamos diretamente com a Rússia. Devemos realmente sacrificar este formato?", questionou.
Fonte: Associated Press.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Putin aceita criação de grupo de contato sobre Ucrânia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!