MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Ministros da UE avaliam imposição de sanções à Rússia

Os ministros de Relações Exteriores da União Europeia (UE) condenaram por unanimidade o envio de tropas militares russas para a península ucraniana da Crimeia, o que sugere que é improvável que sanções sejam impostas imediatamente a Moscou, mas que a medi

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.03.2014, 11:12:01 Editado em 27.04.2020, 20:18:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os ministros de Relações Exteriores da União Europeia (UE) condenaram por unanimidade o envio de tropas militares russas para a península ucraniana da Crimeia, o que sugere que é improvável que sanções sejam impostas imediatamente a Moscou, mas que a medida pode ser tomada se a Rússia não mudar o curso de suas ações.

continua após publicidade

Ministros dos 28 países do bloco realizam uma reunião de emergência sobre a Ucrânia nesta segunda-feira para discutir o que o ministro de Relações Exteriores alemão Frank-Walter Steinmeier chamou de "a mais dramática crise europeia" desde o fim da Guerra Fria. "O perigo de uma nova cisão na Europa é, mais uma vez, real", afirmou ele.

O ministro de Relações Exteriores da Irlanda, Eamon Gilmore disse que sanções contra a Rússia são uma "opção" que será discutida. Vários outros ministros, porém, advertiram que o foco agora deve ser a diplomacia e o estabelecimento de um diálogo direto entre a Rússia e o novo governo ucraniano com o objetivo de aliviar a situação.

continua após publicidade

Segundo o ministro de Relações Exteriores espanhol, José Manuel Garcia-Margallo, já há discussões sobre a realização de uma reunião de emergência com os líderes da UE na quinta-feira.

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, disse que os chefes de Estado da UE devem ser reunir "muito em breve" para discutir a situação e chegar a uma "resposta comum". Um funcionário da UE, que pediu anonimato, disse que o encontro deve acontecer ainda nesta semana, embora ainda não tenha sido confirmado.

Em Berlim, Barroso disse que a Europa deve fazer "tudo o que puder para evitar a intensificação" da crise. Ele afirmou que a UE deve continuar a oferecer à Ucrânia ligações economias e políticas mais próximas, o que incluiria um acordo de livre-comércio mais amplo. Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Ministros da UE avaliam imposição de sanções à Rússia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!