MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

TJ mantém decisão que obriga melhorias no CDP de Serra Azul

RIBEIRÃO PRETO, SP, 10 de março (Folhapress) - O TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo manteve a decisão de primeira instância que condenou a Fazenda Pública estadual a promover melhorias no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Serra Azul (302 km de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.03.2014, 19:58:00 Editado em 27.04.2020, 20:17:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





RIBEIRÃO PRETO, SP, 10 de março (Folhapress) - O TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo manteve a decisão de primeira instância que condenou a Fazenda Pública estadual a promover melhorias no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Serra Azul (302 km de São Paulo).

Porém, o Tribunal estendeu o prazo --de um para dois anos-- para a contratação de profissionais de saúde e oferecimento de boa estrutura para assistência médica.

A decisão é baseada numa ação civil pública proposta pelo Ministério Público, que fez uma inspeção no local junto com defensores públicos e funcionários da Secretaria de Estado da Saúde no final do ano passado.

O TJ determinou também que, em um ano, seja resolvido o problema de superlotação na unidade --hoje, há 1.073 no local, que tem capacidade para abrigar 856 detentos, segundo a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária).

Segundo a decisão, o CDP não poderá mais abrigar presos além da capacidade prevista.

"Há manifesto desrespeito aos presos, que são empilhados em verdadeiro depósito de pessoas, desprovidos de condições mínimas", citou na decisão Magalhães Coelho, desembargador e relator.

Quanto à saúde, os presos relataram a defensores públicos a dificuldade que enfrentam em receber tratamentos médicos. A Defensoria Pública constatou que na unidade não havia nenhum médico, apenas um enfermeiro e dois auxiliares.

Relatório da Vigilância Sanitária estadual apontou que não há condições mínimas e satisfatórias para o atendimento médico primário, como a realização de curativos, atendimento a tuberculose, HIV e hanseníase. Sem essa estrutura, há o risco de disseminação de doenças contagiosas, diz o órgão.

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a SAP informou que já foi notificada da decisão e que irá acatar todas as determinações do TJ.

Além do enfermeiro e auxiliares, a secretaria afirmou que no local atua também um dentista e que, desde o início deste ano, os profissionais realizaram 539 atendimentos no setor da enfermaria.

"Todos os casos que necessitaram de atendimento específico foram encaminhados para atendimento médico nas unidades de saúde do município de Serrana ou de Ribeirão Preto", informou na nota.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "TJ mantém decisão que obriga melhorias no CDP de Serra Azul"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!