MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Maquete de porta-aviões americano será usada em filme iraniano

Por Samy Adghirni TEERÃ, IRÃ, 24 de março (Folhapress) - O Irã confirmou informação revelada pelo "New York Times" de que uma maquete de porta-aviões americano está sendo construída no litoral sul do país. O objetivo, segundo a mídia oficial de Teerã,

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.03.2014, 09:25:00 Editado em 27.04.2020, 20:17:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Samy Adghirni

TEERÃ, IRÃ, 24 de março (Folhapress) - O Irã confirmou informação revelada pelo "New York Times" de que uma maquete de porta-aviões americano está sendo construída no litoral sul do país. O objetivo, segundo a mídia oficial de Teerã, é usar a réplica para fins cinematográficos.

Segundo a emissora estatal Al Alam, o navio servirá no set de filmagem de um longa chamado "Airbus", que contará o drama de um avião da Iran Air abatido no golfo Pérsico por um míssil americano, em 1988.

Todas as 290 a bordo morreram no incidente, que é desde então martelado pela propaganda oficial iraniana como prova das supostas más intenções ocidentais contra a república islâmica.

Os EUA alegaram que a tripulação do navio de guerra USS Vincennes, de onde foi disparado o míssil, confundiu o Airbus com um caça iraniano. O governo americano se recusou a pedir desculpas.

O caso ocorreu em meio a escaramuças no golfo Pérsico decorrentes da guerra Irã-Iraque [1980-1988], na qual Washington apoiou o ataque do então ditador iraquiano Saddam Hussein contra o regime iraniano.

Notícias sobre o filme surgiram há um ano, quando o site iraniano Cinemanegar anunciou que a tragédia da Iran Air seria retratada numa obra do diretor Nader Talebzadeh em parceria com o canadense Paxton Winters.

O site afirmou, à época, que o longa teria vários atores americanos, entre eles Sean Stone, filho do direto Oliver Stone.

A mídia iraniana, porém, não deixa claro se o falso navio em construção será usado para reproduzir o USS Vincennes, que não era um porta-aviões, mas um destroier, tipo de embarcação menor e com formato totalmente distinto.

Segundo imagens de satélite mostradas por fontes oficiais de Washington ao "New York Times", a construção iraniana tenta copiar um porta-aviões americano da categoria Nimitz, que consta entre os mais modernos e letais do mundo.

Analistas de inteligência dos EUA ressaltaram, porém, que a imitação se parece mais com uma balsa. Eles especularam que o objetivo do Irã pode ser usar a réplica como alvo num exercício com mísseis para fins de propaganda.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Maquete de porta-aviões americano será usada em filme iraniano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!