MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Guias mortos no Everest já somam 15

O número de guias nepaleses mortos na avalanche mais letal já ocorrida no Monte Everest já chega a pelo menos 15, disseram autoridades locais. Os envolvidos no resgate conseguiram retirar sete pessoas com vida, que estavam sob neve e do gelo depois da ava

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.04.2014, 19:39:01 Editado em 27.04.2020, 20:15:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O número de guias nepaleses mortos na avalanche mais letal já ocorrida no Monte Everest já chega a pelo menos 15, disseram autoridades locais. Os envolvidos no resgate conseguiram retirar sete pessoas com vida, que estavam sob neve e do gelo depois da avalanche no pico mais alto do mundo. Três dos guias resgatados estavam gravemente feridos e foram levados para Katmandu, capital do Nepal.

continua após publicidade

"Pode haver mais guias soterrados na neve", disse Suber Shrestha, que trabalha no Ministério do Turismo do Nepal, responsável pelas expedições ao Everest e agora encarregado de supervisionar os trabalhos de resgate.

A avalanche ocorreu por volta das 6h30 desta sexta-feira pelo horário local. Até então, o pior desastre ocorrido no Everest havia sido uma nevasca, em 11 de maio de 1996, que causou a morte de oito alpinistas. Anteriormente, em 1970, seis guias nepaleses morreram numa avalanche.

continua após publicidade

Os guias da população local do Himalaia se tornaram fundamentais para o sucesso das expedições de alpinistas estrangeiros. Os que foram atingidos pela avalanche desta sexta-feira carregavam comida e equipamentos para o levantar um acampamento de apoio a ser utilizado por alpinistas estrangeiros que tentariam subir até próximo ao pico da montanha, disse Shrestha. Cerca de 20 guias subiam próximo a área conhecida como Khumbu Icefall, uma traiçoeira região de gelo lentamente movediço a uma altitude de 6,9 mil metros, quando a avalanche de gelo desceu abaixo deixando-os soterrados.

De acordo com Shrestha, cerca de 40 guias deixaram o acampamento de apoio na base do Everest nesta sexta-feira. Alguns se dirigiram para acampamentos de altitude superior e outros ainda se dirigiam para a área de Khumbu quando a avalanche ocorreu, mas não ficaram feridos.

A área de Kumbu Icefall é monitorada no início da temporada de expedições a cada primavera por peritos em montanhismo, conhecidos como "doutores do gelo", para identificar o caminho que os alpinistas e os guias devem seguir para atravessar a região em segurança.

Todos os anos, cerca de 300 alpinistas estrangeiros e mais de 600 guias locais sobem o Everest durante a temporada de expedições, de acordo com o Ministério do Turismo do Nepal. Há duas temporadas de expedições ao ano, uma delas começando em abril e terminando em maio e a outra começando em setembro e se encerrando em outubro. A maior parte dos alpinistas estrangeiros vem da Ásia, Europa e América do Norte.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Guias mortos no Everest já somam 15"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!