MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Ucrânia e Rússia trocam acusações após tiroteio

Poucas horas depois de um tiroteio provocado por insurgentes pró-Rússia no leste da Ucrânia, que deixou pelo menos três mortos, o Ministério de Relações Exteriores da Rússia emitiu um comunicado culpando nacionalistas ucranianos pelo ocorrido. Ao mesmo te

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.04.2014, 20:12:01 Editado em 27.04.2020, 20:15:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Poucas horas depois de um tiroteio provocado por insurgentes pró-Rússia no leste da Ucrânia, que deixou pelo menos três mortos, o Ministério de Relações Exteriores da Rússia emitiu um comunicado culpando nacionalistas ucranianos pelo ocorrido. Ao mesmo tempo, a TV estatal russa veiculou fotos que supostamente provam o envolvimento de militantes ucranianos no tiroteio.

continua após publicidade

Enquanto o Ministério do Interior da Ucrânia afirma que o ataque foi orquestrado fora do país e que deixou três mortos, o governo russo diz que o número de mortos chegou a cinco, sendo três deles ativistas pró-Rússia.

O confronto armado foi o primeiro desde que foi assinado um acordo internacional em Genebra, na quinta-feira, para aliviar tensões no leste da Ucrânia, onde manifestantes pró-Russia tomaram prédios do governo em pelo menos dez cidades. A Ucrânia, assim como muitos no Ocidente, teme que confrontos gerem um pretexto para a Rússia tomar outras partes do território ucraniano depois da anexação da Crimeia no mês passado.

continua após publicidade

A Rússia tem dezenas de milhares de tropas ao longo de sua fronteira com a Ucrânia. As autoridades russas originalmente afirmaram que as tropas estavam no local para exercícios militares, mas o porta-voz do presidente Vladimir Putin reconheceu no sábado que algumas tropas se encontram na fronteira devido à instabilidade na região.

Após as conversas realizadas semana passada em Genebra, diplomatas da Ucrânia, da Rússia, dos EUA e da União Europeia pediram uma série de ações, incluindo o desarmamento de grupos militantes e a liberação dos edifícios públicos tomados pelos insurgentes.

Esses termos rapidamente se transformaram em uma questão controversa, na medida em que grupos armados pró-Rússia que tomaram postos policiais e outros prédios públicos no leste da Ucrânia afirmaram que não abandonarão esses locais a não ser que o governo ucraniano interino renuncie.

Os insurgentes afirmam que as autoridades de Kiev, que assumiram o poder após o ex-presidente ucraniano pró-Rússia Viktor Yanukovych ter sido derrubado em fevereiro depois de meses de protestos, visam censurar os defensores da Rússia na Ucrânia. O leste do país, que era a base de apoio de Yanukovych, tem uma parcela substancial da população de língua russa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Ucrânia e Rússia trocam acusações após tiroteio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!