MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Especialista difunde uso da homeopatia na agricultura

No Paraná, cerca de mil agricultores já utilizam a homeopatia nos tratos culturais. O principal centro irradiador desta tecnologia está na Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde trabalha o professor Carlos Moacir Bonato, doutor em Fisiologia Vegetal

Da Redação

·
Especialista difunde uso da homeopatia na agricultura
Icone Camera Foto por
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.05.2014, 23:06:00 Editado em 27.04.2020, 20:15:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

No Paraná, cerca de mil agricultores já utilizam a homeopatia nos tratos culturais. O principal centro irradiador desta tecnologia está na Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde trabalha o professor Carlos Moacir Bonato, doutor em Fisiologia Vegetal. Nesta terça-feira (06/05), o especialista esteve em Apucarana, a convite da Secretaria Municipal de Agricultura, para difundir a técnica junto a cerca de 50 pequenos produtores rurais. A palestra, ministrada no Salão Nobre da Prefeitura, faz parte do Curso de Produção de Orgânicos, que está sendo desenvolvido desde fevereiro em Apucarana.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, João Carmo da Fonseca, este é o oitavo módulo do curso, que se estenderá até o final do ano. “Estamos trazendo uma série de especialistas para qualificar ainda mais o nosso curso. Recentemente, esteve em Apucarana um especialista do Tecpar (Instituto Tecnológico do Paraná), que abordou o processo de certificação das propriedades para o cultivo de orgânicos. E agora foi a vez do doutor Bonato, que há 14 anos vem pesquisando e difundindo o uso da homeopatia na agricultura”, afirma Fonseca.

O professor da UEM afirma que, além de Maringá, existe outro centro de difusão desta tecnologia, que fica em Viçosa (MG). A homeopatia é empregada especialmente no controle de pragas e doenças, aumento de princípios ativos, crescimento das plantas, melhoria das condições do solo e aumento da produtividade. “O principal objetivo é otimizar a produção, utilizando menos quantidade de produtos que são danosos ao meio ambiente”, frisa.

No Paraná, conforme Bonato, a homeopatia está sendo mais utilizada por agricultores da região oeste. “Já realizamos mais de 300 cursos no Estado. A nossa intenção aqui em Apucarana é fazer com que, a partir dessa informação, o produtor tome a decisão de usar a tecnologia na propriedade. Caso isso se confirme, será necessário um curso ampliado, com cerca de 50 horas/aula”, esclarece.

A utilização da homeopatia na Agricultura está amparada na Instrução Normativa no 64, de dezembro de 2008, publicada no Diário Oficial da União. Os medicamentos podem ser preparados a partir de animais (ou parte deles), vegetais e minerais. São muito utilizados no controle de pragas (percevejo, lagarta, formiga, besouros), fungos (antracnose, ferrugem) e vírus. “É uma ferramenta no cultivo orgânico. Ensinamos a fazer medicamentos de forma simples, rápida e barata pelo próprio agricultor, através de processos de diluição e sucussão”, explica o professor, que já realizou mais de 500 experimentos, entre os quais o primeiro controle homeopático de formiga saúva no Paraná.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Especialista difunde uso da homeopatia na agricultura"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!