MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Maior julgamento de SC tem 80 condenados por onda de atentados

JEFERSON BERTOLINI FLORIANÓPOLIS, SC - A Justiça em Santa Catarina condenou 80 pessoas pelas ondas de violência urbana que atingiram o Estado em novembro de 2012 e fevereiro de 2013. Nos dois casos, a Polícia Militar registrou 182 ataques em 54 cidades

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.05.2014, 11:24:00 Editado em 27.04.2020, 20:14:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

JEFERSON BERTOLINI
FLORIANÓPOLIS, SC - A Justiça em Santa Catarina condenou 80 pessoas pelas ondas de violência urbana que atingiram o Estado em novembro de 2012 e fevereiro de 2013.
Nos dois casos, a Polícia Militar registrou 182 ataques em 54 cidades, a maioria contra ônibus e instalações do governo.
A sentença foi anunciada na noite de ontem pela juíza Jussara Schittler dos Santos Wandscheer, da 3ª Vara Criminal de Blumenau (a 129 km de Florianópolis), onde o processo foi instaurado.
De acordo com a Promotoria, a maioria dos condenados têm ligação com o PGC (Primeiro Grupo Catarinense), facção criminosa que surgiu nas prisões do Estado em 2003.
A sentença mostra que as maiores penas, de 19 anos de prisão, foram aplicadas a suspeitos de comandar a facção. Todos os condenados podem recorrer, segundo a assessoria do Tribunal de Justiça.
Ao todo, 83 pessoas foram julgadas pelos atentados. Entre as três consideradas inocentes estão duas advogadas suspeitas de intermediar contato entre criminosos presos e aqueles em liberdade.
O julgamento do grupo começou em setembro do ano passado em um tribunal improvisado dentro da penitenciária de Itajaí (a 78 km de Florianópolis), onde está a maioria dos presos.
Segundo o TJ, em número de réus, foi o maior julgamento já realizado em Santa Catarina.
O governo Raimundo Colombo (PSD) considera a condenação uma "resposta dura" do Estado ao crime organizado.
O delegado Akira Sato, que presidiu o inquérito, disse estar satisfeito com as condenações.
"Este foi o maior inquérito da Polícia Civil em Santa Catarina. Foi também a maior investigação que já fizemos", disse.
AGRESSÕES
De acordo com a Polícia Civil, as duas ondas de violência começaram depois de presos serem agredidos nas prisões.
Na tentativa de conter os ataques, o governo do Estado afastou agentes prisionais, melhorou a infraestrutura de presídios e penitenciárias e intermediou a revisão de processos de 17 mil presos.
A primeira onda de violência foi registrada entre 12 a 18 de novembro de 2012. Foram 68 ataques em 17 cidades, segundo a PM.
A segunda foi entre 30 de janeiro e 4 de março de 2013, com 114 episódios em 37 cidades.
No ano passado, os ataques terminaram depois de o Ministério da Justiça enviar tropas da Força Nacional de Segurança Pública e de o Estado transferir 40 presos a presídios federais.
O promotor Flávio Duarte de Souza, responsável pelas denúncias, não pôde atender às ligações da Folha para comentar o assunto. Eles está em férias até semana que vem.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Maior julgamento de SC tem 80 condenados por onda de atentados"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!