MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Sem terminal, novo Viracopos vira "estacionamento" da Copa

LUCAS SAMPAIO CAMPINAS, SP - O atraso nas obras de expansão do aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (SP), fará com que o pátio de aeronaves do novo terminal seja usado apenas como "estacionamento" de aviões executivos durante a Copa do Mundo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.05.2014, 19:34:00 Editado em 27.04.2020, 20:14:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

LUCAS SAMPAIO
CAMPINAS, SP - O atraso nas obras de expansão do aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (SP), fará com que o pátio de aeronaves do novo terminal seja usado apenas como "estacionamento" de aviões executivos durante a Copa do Mundo.
Concessionária que administra o aeroporto, a Aeroportos Brasil deveria ter entregado anteontem um novo terminal de passageiros, um edifício-garagem, adequações viárias de acesso ao aeroporto, novas pistas de taxiamento e novos pátios de aeronaves, além de reformas no atual terminal e na pista de pousos e decolagens.
Apenas as reformas no atual terminal e na pista de pousos e decolagens foram feitas, e nenhuma obra relacionada à nova estrutura está concluída -nem o pátio que servirá de estacionamento. Segundo a Aeroportos Brasil, as obras estão 97% finalizadas no novo pátio e na pista de taxiamento, 95% no edifício-garagem e 92% no novo terminal de passageiros.
Devido ao descumprimento do prazo, previsto no contrato de concessão assinado em 2012, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) está desde domingo em Viracopos verificando o que não ficou pronto. A multa pelo atraso pode chegar a até R$ 170 milhões, segundo a agência, somados a mais R$ 1,7 milhão por dia de descumprimento.
Embora os novos pátios não estejam prontos, a Aeroportos Brasil ofereceu à Anac 77 posições de aeronaves, sendo 55 para a aviação geral e 22 para a aviação comercial.
MINISTRO MINIMIZA ATRASO
O ministro Moreira Franco (Aviação Civil) esteve hoje em Viracopos e reconheceu o atraso nas obras estão atrasadas, mas minimizou a situação ao afirmar que a situação não causa impacto na Copa, pois a função de Viracopos para o torneio é outra.
"Ninguém está querendo fugir do fato, que é visível e está sendo medido [...] Para a Copa, Viracopos tem que cumprir duas funções: a primeira é receber delegações e, a segunda, ser uma área em que o pátio possa ser usado de maneira adequada para estacionamento", disse o ministro.
Moreira Franco afirmou ainda que a falta de estacionamento é "um grande problema" em grandes eventos, citando a Olimpíada em Londres e a Copa na África do Sul como exemplos. "O problema de estacionamento de aeronaves executivas, sobretudo nos jogos finais, tem sido muito grave", disse. "Então Viracopos ficou de garantir o pátio necessário."
SEM PASSAGEIROS
Em abril, a Folha de S.Paulo antecipou que o novo terminal seria entregue incompleto para a Copa. A concessionária havia definido que o primeiro voo seria da TAP, em 3 de junho, quase um mês depois do prazo estabelecido no contrato - e a poucos dias da Copa. Apenas o embarque e desembarque internacional e parte do saguão principal estaria funcionando, e o novo terminal receberia apenas voos internacionais e relacionados à competição.
Agora, o novo terminal de Viracopos não receberá passageiros durante a Copa do Mundo, apenas a chegada e partida de cinco delegações que ficarão hospedadas no interior de São Paulo - Argélia, Costa do Marfim, Japão, Portugal e Rússia. Os passageiros comuns de voos internacionais, assim como os de voos nacionais, continuarão utilizando o atual terminal - como já ocorre atualmente.
O presidente da Anac, Marcelo Guaranys, esteve com o ministro Moreira Franco em Viracopos, mas não quis se pronunciar. Procurada, a Anac informou, em nota, que "a não utilização do novo terminal do aeroporto de Viracopos durante a Copa foi uma decisão da concessionária Aeroportos Brasil, que administra o aeroporto, tendo em vista que o novo terminal não estaria operacional na data prevista, conforme foi exigido pelo governo".
Com a nova mudança, o cronograma de migração dos voos nacionais e internacionais para o novo terminal, que deveria ocorrer entre 3 de junho e 5 de outubro, será revisto. Segundo Moreira Franco, a nova data terá de ser respeitada. "Não dá pra atrasar de novo", afirmou. "Atrasou uma vez, chega."

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Sem terminal, novo Viracopos vira "estacionamento" da Copa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!