LUCAS SAMPAIO
CAMPINAS, SP - O atraso nas obras de expansão do aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (SP), fará com que o pátio de aeronaves do novo terminal seja usado apenas como "estacionamento" de aviões executivos durante a Copa do Mundo.
Concessionária que administra o aeroporto, a Aeroportos Brasil deveria ter entregado anteontem um novo terminal de passageiros, um edifício-garagem, adequações viárias de acesso ao aeroporto, novas pistas de taxiamento e novos pátios de aeronaves, além de reformas no atual terminal e na pista de pousos e decolagens.
Apenas as reformas no atual terminal e na pista de pousos e decolagens foram feitas, e nenhuma obra relacionada à nova estrutura está concluída -nem o pátio que servirá de estacionamento. Segundo a Aeroportos Brasil, as obras estão 97% finalizadas no novo pátio e na pista de taxiamento, 95% no edifício-garagem e 92% no novo terminal de passageiros.
Devido ao descumprimento do prazo, previsto no contrato de concessão assinado em 2012, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) está desde domingo em Viracopos verificando o que não ficou pronto. A multa pelo atraso pode chegar a até R$ 170 milhões, segundo a agência, somados a mais R$ 1,7 milhão por dia de descumprimento.
Embora os novos pátios não estejam prontos, a Aeroportos Brasil ofereceu à Anac 77 posições de aeronaves, sendo 55 para a aviação geral e 22 para a aviação comercial.
MINISTRO MINIMIZA ATRASO
O ministro Moreira Franco (Aviação Civil) esteve hoje em Viracopos e reconheceu o atraso nas obras estão atrasadas, mas minimizou a situação ao afirmar que a situação não causa impacto na Copa, pois a função de Viracopos para o torneio é outra.
"Ninguém está querendo fugir do fato, que é visível e está sendo medido [...] Para a Copa, Viracopos tem que cumprir duas funções: a primeira é receber delegações e, a segunda, ser uma área em que o pátio possa ser usado de maneira adequada para estacionamento", disse o ministro.
Moreira Franco afirmou ainda que a falta de estacionamento é "um grande problema" em grandes eventos, citando a Olimpíada em Londres e a Copa na África do Sul como exemplos. "O problema de estacionamento de aeronaves executivas, sobretudo nos jogos finais, tem sido muito grave", disse. "Então Viracopos ficou de garantir o pátio necessário."
SEM PASSAGEIROS
Em abril, a Folha de S.Paulo antecipou que o novo terminal seria entregue incompleto para a Copa. A concessionária havia definido que o primeiro voo seria da TAP, em 3 de junho, quase um mês depois do prazo estabelecido no contrato - e a poucos dias da Copa. Apenas o embarque e desembarque internacional e parte do saguão principal estaria funcionando, e o novo terminal receberia apenas voos internacionais e relacionados à competição.
Agora, o novo terminal de Viracopos não receberá passageiros durante a Copa do Mundo, apenas a chegada e partida de cinco delegações que ficarão hospedadas no interior de São Paulo - Argélia, Costa do Marfim, Japão, Portugal e Rússia. Os passageiros comuns de voos internacionais, assim como os de voos nacionais, continuarão utilizando o atual terminal - como já ocorre atualmente.
O presidente da Anac, Marcelo Guaranys, esteve com o ministro Moreira Franco em Viracopos, mas não quis se pronunciar. Procurada, a Anac informou, em nota, que "a não utilização do novo terminal do aeroporto de Viracopos durante a Copa foi uma decisão da concessionária Aeroportos Brasil, que administra o aeroporto, tendo em vista que o novo terminal não estaria operacional na data prevista, conforme foi exigido pelo governo".
Com a nova mudança, o cronograma de migração dos voos nacionais e internacionais para o novo terminal, que deveria ocorrer entre 3 de junho e 5 de outubro, será revisto. Segundo Moreira Franco, a nova data terá de ser respeitada. "Não dá pra atrasar de novo", afirmou. "Atrasou uma vez, chega."
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.05.2014, 19:34:00 Editado em 27.04.2020, 20:14:48
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