MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Parlamento da Ucrânia aprova mobilização de soldados reservistas

SÃO PAULO, SP - O Parlamento da Ucrânia aprovou nesta terça-feira (22) um decreto do presidente, Petro Poroshenko, de "mobilização parcial" de reservistas diante das ameaças à integridade e independência do país. A decisão recebeu os votos de 236 legisl

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.07.2014, 10:48:00 Editado em 27.04.2020, 20:11:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - O Parlamento da Ucrânia aprovou nesta terça-feira (22) um decreto do presidente, Petro Poroshenko, de "mobilização parcial" de reservistas diante das ameaças à integridade e independência do país.
A decisão recebeu os votos de 236 legisladores, seis a mais do que os necessários para a aprovação.
A medida permitirá à Ucrânia contar com 15 unidades de combate adicionais e outras 44 de apoio, disse o secretário do Conselho de Defesa e Segurança Nacional, Andrei Parubi, ao apresentar o decreto presidencial aos deputados.
"Além disso, a mobilização possibilitará efetuar uma rotação, embora parcial, dos soldados que desde o começo das operações militares estão no front", acrescentou.
Parubi se referia aos soldados que participam das ações contra as milícias separatistas pró-russas nas regiões de Donetsk e Lugansk, o leste do país.
Segundo o decreto presidencial, a mobilização parcial acontecerá dentro dos próximos 45 dias em todas as regiões do país.
A medida, explicou o documento, se deve, entre outros motivos, à "propagação no território da Ucrânia de manifestações de terrorismo que causam mortes entre a população civil e soldados militares no leste do país",.
Poroshenko assinalou a mobilização parcial obedece também à "concentração de agrupamentos militares de grande potencial ofensivo no território da Rússia junto às fronteiras da Ucrânia, à ameaça de um ataque".
FRONTEIRA
Mais de 40.000 soldados russos e centenas de armas pesadas encontram-se na fronteira russo-ucraniana, declarou Parubi, diante do Parlamento.
"Durante a última semana ocorreu uma nova mobilização e um reforço das tropas. Atualmente há quase 41.000 militares russos na fronteira com a Ucrânia no norte, no leste, no sul e na Crimeia", a península ucraniana anexada em março à Rússia, disse.
Segundo Parubi, 150 tanques, 400 blindados e 500 sistemas de artilharia russos encontram-se perto da fronteira em frente a Donetsk, capital da região ucraniana palco de uma insurreição armada pró-russa.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Parlamento da Ucrânia aprova mobilização de soldados reservistas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!