MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

2 - Donetsk e Lugansk estão quase cercadas pela Ucrânia

LEANDRO COLON LONDRES, REINO UNIDO - As forças ucranianas praticamente cercaram Donetsk e Lugansk, as duas principais cidades do leste ocupadas por separatistas pró-Rússia. O governo de Kiev disse ainda que bloqueou uma das estradas que levam à frontei

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.08.2014, 19:20:00 Editado em 27.04.2020, 20:10:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

LEANDRO COLON
LONDRES, REINO UNIDO - As forças ucranianas praticamente cercaram Donetsk e Lugansk, as duas principais cidades do leste ocupadas por separatistas pró-Rússia.
O governo de Kiev disse ainda que bloqueou uma das estradas que levam à fronteira russa. Um dos líderes separatistas, chamado Igor Girkin, teria renunciado à função por causa de ferimentos -informação não confirmada pelo comando rebelde.
Os separatistas sofrem o cerco, e aparentemente se enfraquecem, enquanto esperam pela "missão humanitária" prometida pela Rússia, que enviou entre 260 e 280 caminhões para a região com o discurso de que está transportando alimentos, água e remédios para a população vítima do conflito.
Mas, nesta quinta-feira (14), o comboio era motivo de impasse. Segundo relatos das agências de notícias que estão no local, os caminhões estavam até ontem a 40 quilômetros da fronteira entre os dois países, perto de Lugansk.
Teriam mudado a rota prevista, que seria até Kharkov, outra cidade importante do leste, mas sob controle do governo da Ucrânia.
No entanto, não há clareza ainda sobre o destino final deles, já que o governo ucraniano promete barrar a entrada dos veículos caso não seja feita uma inspeção para verificar o que eles levam.
O governo da Ucrânia suspeita que Moscou esteja usando os caminhões, todos pintados de branco, para transportar equipamentos militares que servirão aos separatistas.
Segundo o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia, Andriy Lysenk, o comboio será "bloqueado" na fronteira se não for inspecionado.
O presidente russo, Vladimir Putin, tem sido acusado por Kiev e pela potências ocidentais de apoiar os rebeldes desde o começo do ano, o que ele nega.
No começo da semana, ao anunciar o envio do comboio de caminhões, a Rússia disse que havia negociado com a Cruz Vermelha Internacional e autoridades ucranianas, que não confirmam nenhum tipo de acordo.
Putin esteve nesta quarta (13) na península da Crimeia, que pertencia à Ucrânia, mas foi anexada pela Rússia em março após rebeldes também ocuparem a região.
Em discurso a ministros russos e a membros do Parlamento da Crimeia, Putin adotou um tom de conciliação.
"Nós precisamos nos mobilizar para um duro trabalho em nome da Rússia, mas não para a guerra ou para qualquer tipo de confronto", afirmou.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "2 - Donetsk e Lugansk estão quase cercadas pela Ucrânia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!