MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ATUALIZADA - Com ajuda dos EUA, curdos tomam represa e duas cidades no Iraque

SÃO PAULO, SP - As forças curdas, apoiadas pela aviação americana, retomaram neste domingo (17) a represa de Mossul e mais dois vilarejos cristãos -Batnaya e Telesqo- das mãos de jihadistas do Estado Islâmico no norte do Iraque. Construída em 1980, a bar

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.08.2014, 21:02:00 Editado em 27.04.2020, 20:10:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - As forças curdas, apoiadas pela aviação americana, retomaram neste domingo (17) a represa de Mossul e mais dois vilarejos cristãos -Batnaya e Telesqo- das mãos de jihadistas do Estado Islâmico no norte do Iraque.
Construída em 1980, a barragem represa as águas do rio Tigre e é uma das principais fontes de água no Iraque. A construção precisa de reparos, e sua destruição poderia inundar áreas importantes do país. Além de água, a barragem fornece eletricidade para a região do Curdistão, no norte do país.
Os curdos também recuperaram o controle de parte da região de Telquif, 15 km ao norte de Mossul, capital da província de Nínive, após um bombardeio aéreo.
O presidente da Comissão de Segurança de Nínive, Mohammed Ibrahim al Bayati, disse à agência Efe que as forças americanas bombardearam outras áreas na região em ataques contra diferentes grupos, sedes e posições do Estado Islâmico.
Uma fonte do Departamento Médico Legista disse à Efe que recebeu 26 corpos de membros do Estado Islâmico, alguns deles carbonizados em consequência dos bombardeios.
OFENSIVA DOS EUA
A aviação americana e as tropas curdas lançaram no sábado (16) uma das maiores ofensivas contra o Estado Islâmico para recuperar dos jihadistas a represa de Mossul e áreas nos arredores.
Há dez dias os EUA bombardeiam a região. São os primeiros ataques aéreos americanos desde a saída das tropas do país, em 2011.
Os bombardeios foram autorizados pela Casa Branca no dia 7, mas só ontem o presidente Barack Obama comunicou oficialmente o Congresso dos EUA.
Os aviões americanos fazem bombardeios seletivos na região para conter o avanço do Estado Islâmico e a tomada de cidades por parte dos jihadistas.
Ao todo, foram 14 ataques aéreos tripulados e não tripulados, feito por aviões pilotados por controle remoto.
Segundo o Comando Central dos EUA, os ataques foram feitos para apoiar as forças de segurança iraquiana e curda, com o objetivo humanitário de "proteger pessoas e instalações americanas".
Os ataques danificaram dez veículos armados do Estado Islâmico, sete Humvees (veículo utilitário militar), dois veículos blindados e um posto de controle.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Com ajuda dos EUA, curdos tomam represa e duas cidades no Iraque"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!