MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Grupo de sem terra ocupa armazém do Ceagesp em Barretos (SP)

RIBEIRÃO PRETO, SP - Um grupo de sem terra ocupa desde a sexta-feira (15) um armazém do Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) em Barretos (a 423 km de São Paulo) em protesto contra a demora para a liberação de uma área na zona

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.08.2014, 13:00:00 Editado em 27.04.2020, 20:10:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RIBEIRÃO PRETO, SP - Um grupo de sem terra ocupa desde a sexta-feira (15) um armazém do Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) em Barretos (a 423 km de São Paulo) em protesto contra a demora para a liberação de uma área na zona rural do município para acampamento.
De acordo com Francisco das Chagas, um dos coordenadores do Acampamento Dona Zumira Gonçalves, o grupo conta com 637 pessoas e aguarda a liberação do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para ocuparem a fazenda Santa Avóia.
A fazenda, segundo o grupo, já teria sido considerada improdutiva e seria destinada para acampamentos de movimentos sociais.
"A gente estava na área já, mas pediram a reintegração de posse do local. Por isso, saímos da fazenda e viemos para o Ceagesp, como protesto contra a política do governo federal", disse Chagas.
Carlos Roberto do Espírito Santo, gerente regional do Ceagesp, disse que já comunicou a direção da companhia e que deve se reunir com os invasores nos próximos dias para discutir a saída das famílias.
Segundo Santo, o local -que conta com um depósito para grãos e quatro pavilhões de armazenagem- era preparado para armazenar açúcar de produtores da região.
"Nossas atividades tiveram que ser paradas depois da invasão e é, justamente nesse período, que começamos a nos preparar para receber o açúcar", disse Santo.
FESTA DO PEÃO
Chagas disse que o grupo de sem terra pretende aproveitar a Festa do Peão de Boiadeiro, que começa nesta quinta-feira (21), para chamar a atenção para as reivindicações.
O armazém do Ceagesp fica na avenida 43, local de concentração dos visitantes da festa.
"Vamos ficar aqui no [Ceagesp] até nosso problema ser resolvido. Se não houver avanço, vamos estudar fazer um protesto na avenida 43 nos dias de festa", disse Santo.
A assessoria da Prefeitura de Barretos disse que a negociação do grupo é diretamente com o Incra.
Em nota, o Incra informou que a área da fazenda foi declarada de interesse social para fins de reforma agrária em dezembro de 1999. No entanto, a desapropriação foi impedida devido a um processo que tramitou na Justiça até dezembro de 2013.
Desde o fim do processo judicial, o Incra deu continuidade ao processo administrativo para a reforma agrária no local, com a vistoria do imóvel.
Ainda de acordo com o instituto, a ouvidoria regional acompanha a ocupação do grupo e tem realizado reuniões com as famílias para encontrar uma "solução pacífica".

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Grupo de sem terra ocupa armazém do Ceagesp em Barretos (SP)"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!