MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Madrugada de protestos em Ferguson termina com 2 feridos e 31 detidos

SÃO PAULO, SP - A noite de segunda-feira (18) foi de novos distúrbios e protestos na cidade de Ferguson, no Estado americano do Missouri. Dois homens foram baleados. O deslocamento da Guarda Nacional não conseguiu reduzir a violência dos protestos que t

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.08.2014, 09:08:00 Editado em 27.04.2020, 20:10:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - A noite de segunda-feira (18) foi de novos distúrbios e protestos na cidade de Ferguson, no Estado americano do Missouri. Dois homens foram baleados.
O deslocamento da Guarda Nacional não conseguiu reduzir a violência dos protestos que tomaram conta da cidade desde que em 9 de agosto um policial branco, Darren Wilson, matou a tiros Michael Brown, um jovem negro de 18 anos que estava desarmado no momento.
O protesto começou pacífico, mas a polícia informou que um pequeno grupo de manifestantes atirou e lançou pedras e coquetéis molotov contra os agentes, que responderam com gás lacrimogêneo.
Duas pessoas que participavam no protesto foram feridas por tiros dos manifestantes, anunciou o chefe de polícia de Fergurson, Ronald Johnson. Ele afirmou que os agentes não abriram fogo.
Trinta e uma pessoas foram detidas, confirmou o chefe de polícia. A polícia confiscou duas armas de manifestantes.
As autoridades não informaram o estado de saúde dos feridos. Quatro policiais foram feridos por objetos lançados pelos participantes no protesto.
Houve protestos pacíficos após o assassinato de Brown em outros lugares nos Estados Unidos, inclusive em St. Louis, Nova York, Seattle e Oakland. Johnson disse que alguns dos manifestantes detidos vieram da Califórnia e Nova York.
GUARDA NACIONAL
Durante o dia, as tropas da Guarda Nacional foram mobilizadas em Ferguson, uma cidade da região de Saint Louis, por ordem do governador de Missouri, Jay Nixon.
Os soldados tiveram atuação discreta quando a polícia dispersou os manifestantes às 23h locais.
Os reforços da Guarda Nacional, que opera sob supervisão da polícia local, permitiram ao governador suspender o toque de recolher noturno.
Obama, o primeiro presidente afro-americano da história dos Estados Unidos, anunciou que enviará o secretário de Justiça, o também afro-americano Eric Holder, a Ferguson.
A polícia alega que Brown tentou retirar a arma do agente no momento dos tiros. Mas testemunhas afirmam que quando recebeu os tiros, o jovem estava com as mãos para o alto, sem opor nenhuma resistência.
Os resultados de autópsias feitas por autoridades federais e locais ainda não foram divulgados. Uma autópsia particular feita pela família de Brown mostrou que ele foi baleado pelo menos seis vezes, incluindo duas vezes na cabeça.
O policial Wilson, 28, está em licença remunerada e sob investigação criminal.
Ferguson viveu uma mudança demográfica gritante nas últimas décadas, passando de uma maioria branca para uma maioria negra. Hoje, cerca de dois terços da população de 21 mil são negros. Dos 53 policiais locais, três são negros.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Madrugada de protestos em Ferguson termina com 2 feridos e 31 detidos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!