MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Para 92% dos judeus israelenses, operação em Gaza é justificada

SÃO PAULO, SP - Para 92% dos judeus israelenses, a operação Margem Protetora, ofensiva sobre a faixa de Gaza, foi justificada. Este é um dos dados de uma pesquisa realizada pelo Israel Democracy Institute, divulgada nesta terça (19). Entre os árabes isr

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.08.2014, 16:01:00 Editado em 27.04.2020, 20:10:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - Para 92% dos judeus israelenses, a operação Margem Protetora, ofensiva sobre a faixa de Gaza, foi justificada. Este é um dos dados de uma pesquisa realizada pelo Israel Democracy Institute, divulgada nesta terça (19).
Entre os árabes israelenses, que representam cerca de um quinto da população do país, 62% acham que a operação não é justificada, e 24% veem razão em sua realização.
O uso da força também foi assunto da pesquisa. Para 48% dos judeus israelenses, a força usada foi proporcional, enquanto 45% acham que pouco poder de fogo foi empregado, e 6% acham que a força foi excessiva.
Por outro lado, 62% dos árabes israelenses acreditam que a força usada foi excessiva, 3% acham que foi apropriada e 10% a consideram insuficiente.
Os dados da pesquisa foram coletados em 11 e 12 de agosto, com 600 participantes.
OBJETIVOS
O conflito teve início quando três adolescentes judeus foram sequestrados e mortos, e, em possível ato de retaliação, um garoto palestino também foi assassinado. Os episódios aumentaram a tensão na região, motivando uma extensa operação de busca pelos militares israelenses e o ataque de foguetes de Gaza a Israel.
Em 8 de julho, o Exército israelense iniciou a operação Margem Protetora, com o objetivo de restaurar a calma para a população israelense.
Entre o público judeu israelense, 51% acreditam que o governo tinha objetivos claros antes da operação, enquanto 47% acham que os objetivos não estavam claros.
Para 32% dos judeus israelenses, os resultados foram satisfatórios. Já entre os árabes israelenses, 8% ficaram satisfeitos.
Em relação ao Hamas, 58% dos judeus israelenses acham que nenhuma demanda do grupo deve ser aceita, e 41% acham que as propostas que não ameaçam a segurança israelense devem ser aceitas.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Para 92% dos judeus israelenses, operação em Gaza é justificada"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!