MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Medicina da USP quer adiar decisão sobre HU; alunos paralisam por 2 dias

SÃO PAULO, SP - A diretoria da Faculdade de Medicina da USP divulgou uma nota nesta sexta-feira (22) pedindo o adiamento da reunião que vai discutir a possível transferência do HU (Hospital Universitário) para o governo estadual. A medida está sendo consi

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.08.2014, 20:44:00 Editado em 27.04.2020, 20:10:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - A diretoria da Faculdade de Medicina da USP divulgou uma nota nesta sexta-feira (22) pedindo o adiamento da reunião que vai discutir a possível transferência do HU (Hospital Universitário) para o governo estadual. A medida está sendo considerada pela reitoria como uma forma de reduzir os gastos em meio a crise financeira da universidade.
A diretoria da Faculdade de Medicina, porém, pede mais tempo até que as unidades integrantes do Conselho Deliberativo do Hospital possam analisar melhor o projeto e se manifestar a respeito.
Uma reunião do Conselho Universitário marcada para a próxima terça-feira (26) deve discutir o assunto. Também estarão em pauta a transferência do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho), em Bauru, e o programa de incentivo à demissão voluntária, também defendidos pela reitoria contra a crise.
Os estudantes de medicina da universidade também querem mais tempo para discutir a proposta da reitoria. Segundo Murilo Germano, terceiranista e presidente do Centro Acadêmico, cerca de 600 alunos fizeram uma assembleia nesta sexta e decidiram encaminhar uma carta à reitoria apontando se são contrários a forma com o processo de transferência do HU está sendo feito e pedindo mais tempo para análise do projeto.
Os estudantes também decidiram fazer uma paralisação de dois dias, na segunda (25) e terça-feira (26). Germano afirmou que os alunos deverão fazer novas discussões sobre o tema na próxima segunda e um protesto na terça, dia em que deve ocorrer a reunião do Conselho Universitário e uma nova assembleia dos estudantes Ao todo, a universidade tem 1.080 alunos de medicina, segundo o Centro Acadêmico.
"O HU tem papel fundamental em nossa formação, sendo considerado uma referência no aprendizado e formação de profissionais de saúde hoje em dia. Contudo, no contexto de crise orçamentária da USP, a proposta de desvinculação surge como uma solução financeira, negligenciando as consequências que podem oferecer risco a essa qualidade conquistada", aponta nota divulgada pelo Centro Acadêmico.
O reitor da USP, Marco Antonio Zago, entrou em contato com Germano, na tarde desta sexta, e propôs um encontro na próxima semana para discutir as medidas. Segundo a assessoria de imprensa da reitoria, ele pretende "esclarecer as questões relacionadas à transferência do HU", mas ainda não estão definidos a data e horário do encontro.
Na quinta (21), seis dirigentes do hospital divulgaram uma carta em que criticam a proposta da reitoria de transferir a administração da entidade ao governo do Estado. Para eles, a formação dos estudantes da área da saúde da USP, que é feita em parte no hospital, poderá ser prejudicada.
Segundo o documento, o hospital recebe anualmente 2.430 alunos entre graduandos e pós-graduandos. Cerca de 40% do estágio hospitalar dos estudantes do curso de medicina é feito na unidade. O reitor, por sua vez, alega que, mesmo com a transferência, é possível fazer parcerias para que os estudantes atuem no local.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Medicina da USP quer adiar decisão sobre HU; alunos paralisam por 2 dias"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!