MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Comboio humanitário retorna para a Rússia

SÃO PAULO, SP - Todos os caminhões do comboio com ajuda humanitária para os territórios controlados pelos separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia retornaram para a Rússia neste sábado (23), anunciou a Organização para a Segurança e a Cooperação na Eur

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.08.2014, 09:16:00 Editado em 27.04.2020, 20:10:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - Todos os caminhões do comboio com ajuda humanitária para os territórios controlados pelos separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia retornaram para a Rússia neste sábado (23), anunciou a Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE).
"O retorno do comboio está completo", declarou por telefone à AFP Paul Picard, chefe da missão de observação da OSCE no posto de fronteira conhecido como Donetsk.
O comboio havia atravessado a fronteira em direção à Ucrânia sem autorização de Kiev, na sexta (22).
Um porta-voz militar ucraniano afirmou à agência Reuters que, "de acordo com nossas informações, até as 13h [no horário local] foi confirmada a saída de 184 veículos russos do território da Ucrânia".
Ele disse ainda que a saída ocorreu pelo mesmo posto de fronteira pelo qual o comboio havia entrado, perto ao povoado de Izvaryne. Nenhuma revista ou inspeção foi realizada por autoridades de segurança ou aduaneiras durante a entrada.
Na sexta, o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, havia dito que a entrada do comboio representou uma violação do direito internacional e apelou a Moscou para colocar a situação de volta ao marco legal internacional.
Paul Ricard, observador da OSCE, disse que apenas 34 veículos passaram por uma inspeção entre quinta-feira (21) e a madrugada de sexta-feira, mas que a carga dos demais não foi inspecionada.
AJUDA
Os caminhões, carregados com água, geradores e sacos de dormir enviados por Moscou, são destinados aos civis na cidade de Lugansk, no leste de Ucrânia, onde ocorrem combates entre separatistas pró-russos e forças do governo ucraniano. A cidade está cercada pelo Exército e, há mais de três semanas, falta água, luz e a rede de telefonia está inoperante.
Minutos antes da entrada dos caminhões, a chancelaria russa havia anunciado que o comboio com ajuda humanitária russa para a população do leste da Ucrânia entraria no país mesmo sem autorização do governo de Kiev.
Os caminhões ficaram estacionados na fronteira por mais de uma semana, levando o Ministério das Relações Exteriores da Rússia a criticar Kiev por dificultar a entrega.
"Todos os pretextos destinados a retardar a entrega de ajuda às zonas em situação de catástrofe humanitária se esgotaram. A Rússia decidiu agir. Nosso comboio com ajuda humanitária está seguindo para Lugansk", afirma um comunicado do ministério das Relações Exteriores.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Comboio humanitário retorna para a Rússia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!