MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Sem acordo, vice-presidente do TRT vai analisar corte de pontos da USP

SÃO PAULO, SP - Terminou sem acordo a audiência de conciliação realizada na tarde desta quarta-feira (27) entre representantes da USP e do Sintusp (sindicato dos funcionários da instituição). A categoria, assim como parte dos professores, está em greve de

Da Redação

·
Sem acordo, vice-presidente do TRT vai analisar corte de pontos da USP
Icone Camera Foto por Foto: arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.08.2014, 17:26:00 Editado em 27.04.2020, 20:10:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - Terminou sem acordo a audiência de conciliação realizada na tarde desta quarta-feira (27) entre representantes da USP e do Sintusp (sindicato dos funcionários da instituição). A categoria, assim como parte dos professores, está em greve desde 27 de maio devido a não concessão de reajuste salarial.

continua após publicidade

Mesmo sem novas propostas das duas partes, o processo sobre o corte de pontos dos grevistas foi encaminhado para a vice-presidente judicial do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), Rilma Aparecida Hemetério, que deverá determinar se a universidade voltará a pagar os salários na próxima folha de pagamento e se vai pagar os salários de meses anteriores. Ele pode ainda aplicar multa à universidade por conta do corte.

Na ata do encontro desta quarta-feira, o Ministério Público do Trabalho salientou que "a ausência de pagamento de salários por parte da empregadora se mostra arbitrária e flagrantemente ilegal". A assessoria do TRT afirmou que a decisão da vice-presidente judicial poderá ser tomada nos próximos dias.

continua após publicidade

A reunião realizada na sede TRT, na região central de São Paulo, durou em torno de uma hora. Segundo o tribunal, como no encontro anterior, a USP não fez propostas de reajuste e voltou a afirmou que está com 105% de sua receita comprometida. Já os funcionários, que pleiteiam 9,78% de reajuste, afirmaram que há previsão no orçamento deste ano para o aumento.

Com isso, foi marcada uma nova reunião para o dia 5 de setembro. Antes disso, o Conselho Universitário da USP deve ter uma reunião, na próxima terça (2), para discutir o reajuste salarial. No dia seguinte, o encontro será com o Cruesp (Conselho dos Reitores das Universidades Paulistas) também para discutir os salários.

A USP informou no encontro que a partir dessas reuniões é que poderá haver proposta de acordo. Procurada, a assessoria da reitoria afirmou que vai aguardar essas novas reuniões e o parecer da vice-presidente do TRT sobre o corte de salários.

Já o diretor do Sintusp Magno Carvalho afirmou que a reunião desta quarta "foi extremamente positiva" por conta do parecer do Ministério Público do Trabalho em relação ao corte de pontos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Sem acordo, vice-presidente do TRT vai analisar corte de pontos da USP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!