MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Promotor e USP estudam criar bolsão de carros

O Ministério Público Estadual e a Universidade de São Paulo (USP) estudam criar bolsões para automóveis aos sábados dentro da Cidade Universitária, na zona oeste da capital, para dar mais segurança aos corredores e ciclistas - evitando que os carros circu

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.08.2014, 08:38:01 Editado em 27.04.2020, 20:09:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério Público Estadual e a Universidade de São Paulo (USP) estudam criar bolsões para automóveis aos sábados dentro da Cidade Universitária, na zona oeste da capital, para dar mais segurança aos corredores e ciclistas - evitando que os carros circulem entre eles.

continua após publicidade

Segundo o promotor Maurício Ribeiro Lopes, da área de Habitação e Urbanismo, a ideia foi discutida ontem em uma reunião entre o reitor da USP, Marco Antônio Zago, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a prefeitura da Cidade Universitária e os esportistas que frequentam o câmpus.

O debate ganhou força nos últimos dias, após cinco pessoas serem atropeladas dentro da Cidade Universitária, no dia 18. O corredor Álvaro Teno, de 67 anos, morreu. O grupo que praticava exercícios foi atingido pelo pedreiro Luiz Antonio Conceição Machado, de 43 anos, que, segundo a polícia, dirigia embriagado. "O fato desencadeador foi o atropelamento. Catalisou processos que estavam em andamento dentro da própria Cidade Universitária", explicou o promotor Lopes. Os bolsões ficariam espalhados pelo local, sem a necessidade de se fechar os portões.

continua após publicidade

Ainda segundo ele, a ideia dos bolsões partiu da própria prefeitura da USP. Também está em discussão a criação de áreas específicas para ciclistas e corredores. "Neste caso, segregar não significa excluir e sim dar espaço de segurança para todos", disse Lopes. Ainda segundo o promotor, pode-se implementar dentro da USP aos sábados o mesmo esquema das ciclofaixas de lazer da CET, instaladas aos domingos e feriados. "A CET se dispôs a dar toda a orientação para isso."

Sem prazo

No entanto, não há uma data para que a medida comece a valer oficialmente. Por enquanto, a proposta dos bolsões e de áreas distintas para corredores e ciclistas está apenas no campo do debate. Procurada, a assessoria de imprensa da reitoria da Universidade de São Paulo afirmou que a reunião de quinta-feira, 28, foi preliminar. E ainda não há nada de definitivo sobre o tema.

Após o atropelamento, algumas medidas já haviam sido tomadas. A reitoria encomendou uma pesquisa para medir o trânsito dentro da universidade. O estudo vai revelar a quantidade de veículos que entram no local diariamente, os horários de pico e os percursos dos motoristas. A reitoria implementou também uma campanha de educação de trânsito. As informações são do jornalO Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Promotor e USP estudam criar bolsão de carros"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!