MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Campanha de vacinação contra o HPV inicia nova etapa

A segunda etapa da vacinação contra o HPV (Human Papiloma Virus, ou seja, o papilomavírus humano) começa na próxima segunda-feira, 1º de setembro, em todo o Brasil. Meninas entre 11 e 13 anos que já tomaram a primeira dose podem procurar um posto de saúde

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.08.2014, 12:08:01 Editado em 27.04.2020, 20:09:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A segunda etapa da vacinação contra o HPV (Human Papiloma Virus, ou seja, o papilomavírus humano) começa na próxima segunda-feira, 1º de setembro, em todo o Brasil. Meninas entre 11 e 13 anos que já tomaram a primeira dose podem procurar um posto de saúde mais próximo. "Sem a segunda dose não há proteção", afirmou nesta sexta-feira, 29, o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

continua após publicidade

Assim como ocorreu na primeira fase, o Ministério da Saúde recomenda que municípios organizem a vacinação também nas escolas públicas e particulares. A segunda dose, aplicada seis meses depois da primeira, é essencial para garantir a proteção contra o HPV, vírus que está associado com o aparecimento do câncer de colo de útero.

A meta do governo é garantir uma cobertura de 80% entre a população-alvo. Na primeira etapa, 87,3% das meninas entre 11 e 13 anos foram imunizadas. "Foi um ótimo resultado. Somente Austrália apresentou cobertura semelhante", disse o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. A vacina faz parte do calendário vacinal. Meninas que completaram agora 11 anos podem ir ao posto tomar a primeira dose.

continua após publicidade

A inclusão do imunizante no programa nacional ocorreu neste ano. Em 2015 a vacina passa a ser oferecida para adolescentes de 9 a 11 anos. Para população indígena, a faixa etária para vacinação é, desde já, entre 9 e 11 anos.

A vacina protege contra quatro tipos de vírus. Dois desses tipos (16 e 18) são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero. Barbosa afirma, no entanto, que mesmo vacinadas, as mulheres devem realizar a partir de 25 anos o exame preventivo do câncer de colo uterino (Papanicolau).

O câncer de colo de útero é o terceiro mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e colorretal. É a terceira causa de morte de mulheres por câncer. Uma terceira dose da vacina, para reforço, deve ser dada 5 anos depois da aplicação da primeira dose.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Campanha de vacinação contra o HPV inicia nova etapa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!