MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Reino Unido eleva nível de ameaça terrorista em seu território

SÃO PAULO, SP - O Reino Unido elevou o nível de ameaça terrorista em seu território nesta sexta-feira (29) para "severo", o segundo nível mais alto, em resposta a possíveis a ataques sendo planejados na Síria e no Iraque, segundo a secretária do Interior,

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.08.2014, 12:33:00 Editado em 27.04.2020, 20:09:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - O Reino Unido elevou o nível de ameaça terrorista em seu território nesta sexta-feira (29) para "severo", o segundo nível mais alto, em resposta a possíveis a ataques sendo planejados na Síria e no Iraque, segundo a secretária do Interior, Theresa May.
"Isso significa que um ataque terrorista é muito provável, mas não há informação para sugerir que um ataque é iminente", disse May, em comunicado.
A escala de ameaça de atentados tem cinco graus e o "severo" é o segundo mais alto. A ameaça de atentados não era tão alta desde julho de 2011.
Em entrevista coletiva, o premiê David Cameron disse nesta sexta que haverá uma nova lei para dificultar que pessoas viagem à Síria e Iraque para se juntar às facções extremistas que agem nos países.
Cameron deve anunciar os detalhes da medida, que facilitará a apreensão de passaportes, na próxima segunda (1º).
"O aumento do nível de ameaça está relacionado aos acontecimentos na Síria e no Iraque, onde os grupos terroristas estão planejando ataques contra o Ocidente. Alguns desses planos devem envolver os combatentes estrangeiros que viajaram até lá a partir do Reino Unido e da Europa para participar dos conflitos", disse.
O temor é que os estrangeiros voltem treinados para cometer atos terroristas em seus países de origem.
O assassinato do jornalista James Foley pela facção Estado Islâmico há quase duas semanas obrigou o Reino Unido a adotar medidas extras de segurança, já que o homem que decapitou o americano foi identificado com um cidadão britânico.
"Isso é um veneno, um câncer, o que ocorre no Iraque e na Síria, e existe o risco de que se espalhe a outras partes da comunidade internacional e que afete a todos diretamente", disse na época o ministro das Relações Exteriores britânico, Philip Hammond.
O recrutamento de jovens britânicos de origem muçulmana por grupos extremistas é uma preocupação crescente no Reino Unido -estima-se que pelo menos 500 jovens já tenham deixado o país para se juntar ao Estado Islâmico.
Em junho, causou comoção um vídeo em que os estudantes britânicos Nasser Muthana e Reyaad Khan, ambos de 20 anos, e Abdul Rakib Amin, de 25, defendiam a jihad (guerra sagrada) e pediam que mais jovens do ocidente deixassem seus países para se juntar ao grupo.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Reino Unido eleva nível de ameaça terrorista em seu território"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!