MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Chefe do tráfico no Alemão é preso na Operação Urano

Dos 41 mandados de prisão expedidos na Operação Urano, 21 foram cumpridos nesta quinta-feira, 18, durante a ação para combater o tráfico de drogas no complexo de favelas do Alemão, na zona norte do Rio. Outras quatro pessoas foram presas, duas em flagran

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.09.2014, 14:10:03 Editado em 27.04.2020, 20:08:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Dos 41 mandados de prisão expedidos na Operação Urano, 21 foram cumpridos nesta quinta-feira, 18, durante a ação para combater o tráfico de drogas no complexo de favelas do Alemão, na zona norte do Rio. Outras quatro pessoas foram presas, duas em flagrante e duas que estavam foragidas, num total de 25 detidos. Entre eles, segundo a Polícia Civil e o Ministério Público do Rio (MP-RJ), está o homem que seria o atual líder do tráfico de drogas no Alemão: Edson Silva de Souza, conhecido como "Orelha".

continua após publicidade

Para Polícia, MP-RJ e Secretaria Estadual de Segurança (Seseg), o grupo está ligado a todos os ataques este ano às Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Alemão. Desde o início do ano, seis PMs das UPPs de Alemão e Penha morreram após confronto com traficantes, o último deles na semana passada, o comandante da UPP Nova Brasília. Para todos os órgãos envolvidos na operação, a quadrilha está envolvida também em manifestações de rua no Alemão. "Todas as manifestações ocorridas no Alemão desde janeiro estavam a mando daquela facção criminosa, sob a desculpa de estarem revoltados com a ação da polícia. Mas eram todas ordenadas pelo tráfico de drogas", disse o promotor Fábio Miguel.

Com o acirramento dos confrontos entre policiais e traficantes, este ano, têm ocorrido diversos protestos no Alemão. Um deles, uma "caminhada pela paz", em agosto, pedia o fim da morte de inocentes em confrontos com a polícia. O subsecretário de Inteligência da Seseg, Fábio Galvão, reiterou a posição do promotor: "Esse grupo (alvo da Operação Urano) está envolvido em todas as manifestações, inclusive políticas. Foi tudo orquestrado". O delegado Felipe Curi os acompanhou: "Após todas as operações que fizemos, houve manifestações, todas estimuladas pelo tráfico com a desculpa de que estávamos prendendo inocentes, só porque não tinham antecedentes criminais".

continua após publicidade

O subsecretário de Inteligência afirmou que não ficou comprovada ainda ligação direta de nenhum dos denunciados com o assassinato do comandante da UPP Nova Brasília, na semana passada. Ele acredita, entretanto, que a quadrilha está sim associada à morte dele e dos outros PMs este ano no Alemão. A morte do comandante está sendo investigada pela Divisão de Homicídios da Polícia Civil.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Chefe do tráfico no Alemão é preso na Operação Urano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!