MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

2 - SP diz "estranhar momento" em que agência deixa grupo do Cantareira

HELOISA BRENHA SÃO PAULO, SP - Sem mencionar o período eleitoral, o governo de São Paulo afirmou que "estranha o momento" escolhido pela ANA (Agência Nacional de Águas) para sair do grupo de crise do sistema Cantareira, criado em fevereiro. "A Secretar

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.09.2014, 16:37:00 Editado em 27.04.2020, 20:08:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

HELOISA BRENHA
SÃO PAULO, SP - Sem mencionar o período eleitoral, o governo de São Paulo afirmou que "estranha o momento" escolhido pela ANA (Agência Nacional de Águas) para sair do grupo de crise do sistema Cantareira, criado em fevereiro.
"A Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado estranha o momento dessa decisão e o fato de ter sido tomada de uma forma que contraria os critérios técnicos que continuarão pautando o trabalho do Daee [órgão regulador paulista], da Sabesp e dos demais integrantes do GTAG [grupo de crise]", disse.
A agência federal anunciou sua saída do comitê que assessora a gestão do manancial na tarde desta sexta (19), a duas semanas das eleições em que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), tentará ser reeleito.
Em nota divulgada ontem (19) à noite, a secretaria afirmou ainda que lamenta o rompimento, mas que "espera que a ANA reveja sua decisão e volte ao grupo" - sinalizando que este deve continuar seus trabalhos.
Isso contraria a ANA, que, no ofício em que anuncia sua saída, também propõe a dissolução do comitê de crise, no qual sobraram representantes do governo paulista, da Sabesp e dos comitês das bacias hidrográficas que formam o sistema Cantareira.
Desde a tarde de sexta, a reportagem procurou todos os membros do grupo, mas a secretaria do Estado foi a única que se manifestou.
A pasta é comandada pelo secretário Mauro Arce, que é citado nominalmente no ofício da agência.
O texto o acusa de negar um acordo, firmado em agosto com o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, para que a Sabesp retirasse menos água do sistema Cantareira.
Por meio da assessoria da secretaria, Arce afirma que tal acordo nunca existiu.
Em sua nota, a pasta ainda disse que a ANA rompeu "unilateralmente um esforço conjunto que vinha sendo conduzido de forma harmônica desde a criação do GTAG [grupo de crise]".
A agência, porém, vinha fazendo críticas públicas ao governo paulista nos últimos meses, afirmando não haver "iniciativa" de sua parte para viabilizar as reuniões do grupo.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "2 - SP diz "estranhar momento" em que agência deixa grupo do Cantareira"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!