MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Seminário sobre futuro das cidades debate uso da água

Antes mesmo que se ouvisse falar em crise de abastecimento de água em São Paulo, a Editora Bei lançou um livro que lembrava justamente a irregular distribuição do líquido no Brasil - cerca de 80% de nossos recursos hídricos estão na Amazônia, mas, em São

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.09.2014, 11:02:01 Editado em 27.04.2020, 20:08:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Antes mesmo que se ouvisse falar em crise de abastecimento de água em São Paulo, a Editora Bei lançou um livro que lembrava justamente a irregular distribuição do líquido no Brasil - cerca de 80% de nossos recursos hídricos estão na Amazônia, mas, em São Paulo, por causa da superpopulação, restam apenas 810 m³/ano para cada habitante, segundo o volume publicado há quatro anos pela Bei, Como Cuidar da Nossa Água. Plataforma de discussão sobre o futuro das cidades, o Arq. Futuro, que será realizado nesta terça, 23, e quarta-feira, 24, no Auditório do Ibirapuera, retoma a discussão no fórum internacional "A Cidade e a Água", que traz, entre outros nomes, o arquiteto japonês Shigeru Ban, prêmio Pritzker de 2014 (o Nobel de Arquitetura).

continua após publicidade

Ban, professor da Universidade de Kyoto e pioneiro no uso do papel reciclado em projetos arquitetônicos, desenvolve um projeto para parques nacionais da Amazônia, a convite do Ministério do Meio Ambiente. O arquiteto japonês faz nesta terça, a palestra inaugural no Auditório do Ibirapuera, seguido por Tim Duggan, que vai falar sobre arquitetura em tempos de necessidade.

Dugan e o arquiteto alemão Lard Krückeberg, também presente no Arq.Futuro, integram a fundação Make it Right (MIR), que tem como co-fundador o ator Brad Pitt. Duggan vai falar sobre uma experiência urbanística em Kansas e sobre uma reserva indígena do Estado americano de Montana. Krückeberg vai apresentar um projeto que fala do tratamento de água em grandes cidades.

continua após publicidade

Ambos são responsáveis pelo plano que a fundação MIR adotou para recuperar a cidade de Nova Orleans, após a passagem do Furacão Katrina, em 2005.

Além dos nomes citados, o Arq.Futuro reúne o urbanista Liu Thai Ker, de Singapura, e o cientista indiano Aswhin Mahesh, especialista em planejamento urbano. Mahesh tem um trabalho sobre saneamento, que apresenta hoje, às 14 horas, seguindo-se um debate sobre o diálogo Índia e Brasil, mediado por Fernando Reinach (colunista do Estado). Logo depois será realizado o debate sobre cidade e água com a participação de técnicos de vários países e representantes de órgãos públicos. Um dos temas desse debate é a crítica passagem da era da abundância para os tempos de escassez de água. "Crescemos com a ideia da fartura de água, o que nos levou ao desperdício", comenta a editora Marisa Salles, organizadora do Arq. Futuro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Seminário sobre futuro das cidades debate uso da água"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!