MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

USP melhora, mas Brasil continua sem faculdades entre as 200 melhores

SÃO PAULO - A USP melhorou sua colocação no ranking universitário THE (Times Higher Education), a principal listagem de universidades da atualidade. Mesmo assim, o Brasil ficou, pelo segundo consecutivo, sem faculdades entre as 200 melhores do mundo.A uni

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.10.2014, 19:14:00 Editado em 27.04.2020, 20:07:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO - A USP melhorou sua colocação no ranking universitário THE (Times Higher Education), a principal listagem de universidades da atualidade. Mesmo assim, o Brasil ficou, pelo segundo consecutivo, sem faculdades entre as 200 melhores do mundo.

continua após publicidade

A universidade, que estava no grupo de 226º a 250º no ano passado, passou para o grupo entre de 201º a 225º neste ano. Apesar da melhora, a instituição continua muito abaixo da posição que ocupava em 2012, quando ficou na 158ª posição.

A lista avalia 400 universidades de todo o mundo. Pelos dados divulgados nesta quarta-feira (1º), apenas mais uma universidade brasileira foi citada na lista. A Unicamp se manteve no mesmo grupo do ano passado, entre a 301º e a 350º.

continua após publicidade

A divulgação da lista acontece no momento em que as principais universidades públicas do Brasil passam por problemas orçamentários. A USP encerrou no mês passado a maior greve de sua história e está com 105% de sua receita comprometida com a folha de pagamento. A Unicamp e a Unesp também comprometem mais de 90% de seu orçamento.

O ranking britânico avalia 13 indicadores, agrupados em cinco áreas: ensino, pesquisa, citações dos trabalhos produzidos por cada instituição, inovação e internacionalização. O ensino, pesquisa e citações dos trabalhos são os critérios com maior peso na avaliação.

Os Estados Unidos continuam dominando o ranking. A melhor universidade do mundo, Caltech, é norte-americana. Além disso, 74 das 200 melhores do mundo estão em solo dos EUA. No ano passado, o país tinha 11 instituições nessa faixa de classificação.

As universidades Imperial College London e Yale empataram na nona colocação.

VEJA AS DEZ PRIMEIRAS DO RANKING ABAIXO:

1 Caltech (California Institute of Technology) (Estados Unidos)
2 Harvard University (Estados Unidos)
3 University of Oxford (Reino Unido)
4 Stanford University (Estados Unidos)
5 University of Cambridge (Reino Unido)
6 MIT (Massachusetts Institute of Technology) (Estados Unidos)
7 Princeton University (Estados Unidos)
8 University of California, Berkeley (Estados Unidos)
9 Imperial College London (Reino Unido)
10 Yale University (Estados Unidos)
201-225 USP (Brasil)
301-350 Unicamp (Brasil)

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "USP melhora, mas Brasil continua sem faculdades entre as 200 melhores"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!