MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Estado envia ajuda a Campo Largo para atender afetados pelo temporal

O Governo do Estado auxilia a população de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, para minimizar os impactos do temporal que atingiu a cidade na última sexta-feira (17). Cerca de 110 mil pessoas foram afetadas e 3.600 residências ficaram danifi

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.10.2014, 15:28:00 Editado em 27.04.2020, 20:06:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Governo do Estado auxilia a população de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, para minimizar os impactos do temporal que atingiu a cidade na última sexta-feira (17). Cerca de 110 mil pessoas foram afetadas e 3.600 residências ficaram danificadas.

Além de atuar já nos primeiros momentos de emergência, com distribuição de lonas para cobrir as casas atingidas, foram enviados colchões, cobertores, água potável e produtos de limpeza, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil também assessora a prefeitura na elaboração de um plano de respostas para calcular os prejuízos.

“Estamos atendendo as emergências no município desde o início do temporal”, informa o capitão Romero Nunes da Silva Filho. “A prefeitura de Campo Largo já decretou situação de emergência e agora auxiliamos na elaboração do plano de respostas, que permitirá agilizar obtenção de recursos junto ao Governo Federal para a reconstrução da cidade”, explica.

A chuva de granizo que atingiu a cidade também escolas, hospitais, unidades de saúde e o posto da Guarda Municipal. Milhares de famílias também ficaram se água e luz.

As aulas estão suspensas em algumas escolas de Campo Largo, Almirante Tamandaré e Piraquara que foram severamente atingidas pelos temporais. A Secretaria de Estado da Educação está levantando o prejuízo. Em Campo Largo, estão sem aulas o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Domingos Cavalli, Colégio Estaduais Clotário Portugal, Darlei Adad, Macedo Soares, Sagrada Família, São Pedro e São Paulo e Escola Especial Erce.

Em Piraquara, a Escola Estadual Planta Deodoro teve 50% dos vidros quebrados pelo vento. No município de Almirante Tamandaré, o vendaval arrancou o telhado do Colégio Jaci Real de Oliveira. As aulas estão suspensas nas duas escolas.

TEMPORAL – De acordo com o meteorologista do Simepar Fernando Mendes, mesmo que na primavera e no verão tenha a predominância de calor e umidade, situações como a de Campo Largo são atípicas. “O que ocorreu não é comum. Foi uma combinação de temperaturas muito elevadas com um fluxo de umidade que se deslocava da Amazônia em direção às regiões Sul e Sudeste. Esta tensão trouxe instabilidade à região”, explica.

Ele ressalta que como já não há grandes diferenças de temperatura, a previsão é de que não ocorra temporais tão fortes como os do último fim de semana. “A previsão é de chuvas irregulares nesta segunda, com uma chuva pontual mais forte no final da tarde, mas não tão intensa quanto as últimas”, diz. Para os próximos dias, a previsão é de temperaturas amenas e nebulosidade variável, com poucos eventos de chuva.

DOAÇÕES – Como a chuva de granizo afetou principalmente a cobertura das residências e prédios públicos, a principal demanda no momento para Campo Largo é de telhas para reconstruir as casas. O município também recebe doações de colchões, alimentos, água e roupas.

Para fazer doações aos atingidos pela chuva basta contatar o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil nos telefones (41) 3210-2707 ou 3292-3144. Os donativos também podem ser entregues no Centro da Juventude, que fica na Avenida Ademar de Barros, esquina com a XV de Novembro, no Centro da cidade.

OUTROS MUNICÍPIOS – Além de Campo Largo, outros nove municípios foram atingidos pelas chuvas do último fim de semana. Em Almirante Tamandaré, 500 casas ficaram danificadas com as chuvas do último domingo (19), deixando 1.500 pessoas desalojadas e 45 permanecem desabrigadas. Cerca de 2 mil pessoas foram afetadas no município.

A Defesa Civil detectou ocorrências ainda nas cidades de Campo Magro, Curitiba, Palmas, Piraquara, Ponta Grossa, Renascença, Reserva e São José dos Pinhais. Em todo o Estado, 112.576 pessoas foram afetadas e 4.241 residências foram danificadas.

Na região Noroeste, uma ponte da PR-492 sobre o rio Ivaí, no trecho entre Rondou e Paraíso do Norte, encontra-se interditada em um sentido. O tráfego circula em meia pista e está sendo controlado por agentes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e pela Polícia Militar Rodoviária.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Estado envia ajuda a Campo Largo para atender afetados pelo temporal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!