MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Chile prende ex-secretário de Pinochet por envolvimento em tortura

SÃO PAULO, SP - A polícia do Chile prendeu nesta segunda-feira (20) o coronel reformado Cristián Labbé, ex-secretário-geral da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), acusado de envolvimento no desaparecimento de 13 pessoas em uma base militar. Labbé

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.10.2014, 20:14:00 Editado em 27.04.2020, 20:06:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - A polícia do Chile prendeu nesta segunda-feira (20) o coronel reformado Cristián Labbé, ex-secretário-geral da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), acusado de envolvimento no desaparecimento de 13 pessoas em uma base militar.
Labbé e outros nove militares hoje reformados serão processados por homicídio qualificado com o uso de tortura, sequestro e associação ilícita pela morte de presos políticos no quartel de Tejas Verdes, em San Antonio (a 113 km de Santiago).
Segundo a juíza Marianela Cienfuentes, que atua no caso, eles agiram entre 1973 e 1974 sob ordens de Manuel Contreras, então chefe da Dina, a polícia secreta responsável pela repressão política durante a ditadura.
Contreras cumpre pena desde 2005 em uma prisão militar por diversos crimes e violações de direitos humanos relacionados ao regime, que lhe rendem uma pena somada de 360 anos e duas prisões perpétuas.
De acordo com a Comissão da Verdade e da Reconciliação do Chile, mais de cem pessoas de todo o país foram levadas em caminhões frigoríficos a Tejas Verdes, onde eram torturadas em uma sala e no porão abaixo do refeitório da base militar.
Os presos políticos eram pouco alimentados, sofriam torturas físicas e eram acomodados em más condições sanitárias, segundo o documento. Dentre os presos em Tejas Verdes, estava o poeta Hernán Valdés.
Labbé foi absolvido durante a Lei de Anistia, com o fim do regime, e se tornou uma das principais lideranças do partido de direita União Democrática Independente (UDI). De 1996 a 2012, foi prefeito de Providencia, bairro nobre da zona leste de Santiago.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Chile prende ex-secretário de Pinochet por envolvimento em tortura"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!