MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Se não chover, Sabesp vai tirar água de lodo, diz presidente da ANA

CÉSAR ROSATI SÃO PAULO, SP - O presidente da ANA (Agência Nacional de Águas), Vicente Andreu, afirmou nesta terça-feira (21) que, se não chover a média nos próximos meses, a Sabesp vai tirar água do "lodo". Em uma audiência na Assembleia Legislativa de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.10.2014, 12:55:00 Editado em 27.04.2020, 20:06:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

CÉSAR ROSATI
SÃO PAULO, SP - O presidente da ANA (Agência Nacional de Águas), Vicente Andreu, afirmou nesta terça-feira (21) que, se não chover a média nos próximos meses, a Sabesp vai tirar água do "lodo".
Em uma audiência na Assembleia Legislativa de São Paulo, Andreu afirmou que a parcela da segunda cota do volume morto garantirá água até março de 2015. Segundo ele, não é possível retirar uma terceira cota da reserva técnica.
"Eu acredito que tecnicamente será inviável. Do ponto de vista ambiental, essa água terá problema. Se a crise se acentuar é bom que a população saiba que não haverá alternativa a não ser ir no lodo [captar água] ", afirmou Andreu.
De acordo com o presidente da ANA, houve uma "quebra de confiança" entre a agência e o governo do Estado, que, segundo ele, não ouviu a opinião e alternativas propostas desde o começo da crise hídrica no começo do ano.
"O que nos temos é uma quebra de confiança porque o secretário do Estado [Mauro Acre] assume um compromisso com o presidente da ANA, faz um acordo, você espera o tempo passar e no momento de você cumprir aquela obrigação ele diz que o acordo não foi assumido. Não tem sentido negociar com alguém que não cumpre seus compromissos, o que é o caso do secretário Mauro Arce", disse.
Por conta de desentendimentos, a ANA e o governo do Estado fez com que a agência saísse do grupo de gerenciamento da crise do Cantareira, que havia sido montado para buscar alternativas para solucionar a crise hídrica.
Para Andreu, as medidas paliativas deveriam ser tomadas enquanto havia água nos reservatórios. A solução para ele deveria ser o de controlar desde o começo da crise a vazão conforme a entrada de águas no sistema, o que não foi feito.
"Agora, a quantidade de água que nós temos nos reservatórios é tão pequena que qualquer problema que a gente venha a ter no futuro, a Sabesp não terá controle sobre o sistema de distribuição de água. Portanto, as medidas restritivas tem que ser feitas quando você tem condição de atuar e não quando você perde o controle absoluto", disse.
De acordo com o presidente da ANA, não há alternativa a não ser reduzir o consumo do sistema. O governo do Estado tem como alternativa a captação de água do sistema São Lourenço, mas a obra, segundo Andreu, só entregaria água à região da Grande São Paulo dentro de dois anos, o que é muito tempo para solucionar a crise.
O presidente da ANA também criticou a retirada de água do segundo volume morto do sistema, mesmo antes da autorização da agência.
"Constatamos em uma vistoria que o volume do Atibainha [represa] estava centímetros mais baixo na régua. No dia seguinte eles retiraram a régua e os técnicos não conseguiram fazer a medição", afirmou.
O sistema Cantareira opera nesta terça com 3,3% de sua capacidade, de acordo com dados da Sabesp.
Procurada nesta tarde, a Sabesp ainda não se manifestou sobre o assunto.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Se não chover, Sabesp vai tirar água de lodo, diz presidente da ANA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!