MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Software para implantação de rede que vai facilitar abertura de empresas será gratuito

O Governo do Paraná avança na implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), que vai reduzir a burocracia para os empresários no Estado. Em uma parceria firmada entre o Governo, a Associaçã

Da Redação

·
Foto: Eficaz Locações e Eventos
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: Eficaz Locações e Eventos
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.10.2014, 14:06:00 Editado em 27.04.2020, 20:06:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Governo do Paraná avança na implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), que vai reduzir a burocracia para os empresários no Estado. Em uma parceria firmada entre o Governo, a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e o Sebrae-PR, a AMP cedeu gratuitamente o software, que vai agilizar os processos de abertura, alteração e fechamento de empresas no Estado.

O documento referente à parceria foi assinado nesta segunda-feira (20), durante a reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae. O software da RedeSim vai integrar as ações de órgãos municipais, estaduais e federais e facilitar a vida dos empresários.

"Esse sistema vai integrar as bases de dados de diversos órgãos e será gerenciado pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar), com o apoio técnico do Sebrae", explica o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Horácio Monteschio.

Na semana passada, Horácio liderou uma comitiva de técnicos do Estado e do Sebrae-PR, que esteve em Alagoas e Pernambuco para conhecer mais detalhes do software. "Há casos de redução de até 90 % no tempo de abertura de empresas", acrescenta.

Segundo o presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Akel, a Jucepar será a porta única de entrada de documentos para o registro empresarial no Estado. “Essa medida proporcionará uma série de benefícios, começando pela maior celeridade no cumprimento dos processos e resultando na redução de gastos pelo empresário”, comenta.

MODERNIZAÇÃO - O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR, João Paulo Koslovski, reforça a necessidade de desburocratizar os processos para aumentar a competitividade da economia do Estado. "A comunidade empresarial do Paraná precisa de respostas mais rápidas".

Já o presidente da AMP e prefeito de Nova Olímpia, Luiz Sorvos, afirma que a parceria busca o desenvolvimento dos municípios com o incentivo à abertura de novos negócios e a formalização de empreendedores. "É uma manifestação concreta da AMP em prol da modernização dos municípios e do Estado".

FUNCIONAMENTO - A RedeSim funcionará por meio de um portal que vai integrar ações e informações de órgãos municipais, estaduais e federais. Entre eles a Vigilância Sanitária, Receita Estadual e Federal, Corpo de Bombeiros e o Instituto Ambiental do Paraná.

O portal ficará sob a responsabilidade da Jucepar, que depois da análise da documentação fará a emissão do CNPJ, inscrição estadual e do alvará de funcionamento.

A previsão é de que a RedeSim esteja em funcionamento em 40 municípios ainda em 2014. Em 2015 serão mais 210 municípios e os outros 149 em 2016. A implantação da rede consta na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas do Paraná, sancionada no fim do ano passado.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Software para implantação de rede que vai facilitar abertura de empresas será gratuito"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!