MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Babá da família de ministro da Venezuela é detida em SP com arma

FLÁVIO FERREIRA, PATRÍCIA CAMPOS MELLO E RAQUEL COZER SÃO PAULO, SP - A babá da família de Elías Jaua, vice-presidente e ministro da Venezuela para o Poder Popular para as Comunas e os Movimentos Sociais, foi detida na madrugada de sexta-feira (24) no ae

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.10.2014, 23:07:00 Editado em 27.04.2020, 20:06:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

FLÁVIO FERREIRA, PATRÍCIA CAMPOS MELLO E RAQUEL COZER
SÃO PAULO, SP - A babá da família de Elías Jaua, vice-presidente e ministro da Venezuela para o Poder Popular para as Comunas e os Movimentos Sociais, foi detida na madrugada de sexta-feira (24) no aeroporto internacional de Guarulhos, acusada de tráfico internacional de armas.
Ela carregava uma maleta com um revólver calibre 38, com munição, e disse que a arma pertencia ao ministro.
Jaua é um dos mais poderosos ministros do governo venezuelano - já foi vice-presidente e ministro de Relações Exteriores. A babá, de 39 anos, está presa na penitenciária feminina de São Paulo, segundo a polícia.
Ela foi presa em flagrante pelo crime de tráfico internacional de arma de fogo, com pena de reclusão de 4 a 8 anos, inafiançável. A presa não tem imunidade diplomática.
A babá, cujo nome não foi divulgado, veio de Caracas com a sogra de Jaua e outros familiares em um avião da PDVSA, a estatal de petróleo venezuelana, e pousou na base aérea em Guarulhos.
Quando a bagagem passou pelo raio-x, os policiais federais foram acionados pelos fiscais da Receita Federal após a identificação de um objeto aparentando ser uma arma de fogo dentro de uma maleta da passageira.
A passageira alegou trabalhar como babá da família e disse que a maleta seria do ministro.
Jaua veio ao Brasil participar de reuniões em Porto Alegre e Brasília, onde teria encontros com autoridades no Ministério do Trabalho e do Desenvolvimento Agrário, além de debate no Instituto Rio Branco, a escola de formação de diplomatas.
Segundo a Folha apurou, um parente de Jaua estaria internado em um hospital de São Paulo.
A detida não foi transferida para a carceragem da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo, pois somente vão para o local os detidos que estão em prisão temporária, de cinco dias, e os detidos após a decretação da reclusão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Nos casos de prisão em flagrante como o da babá, os detidos são encaminhados para uma das unidades estaduais que recebem presos provisórios.
Já a maioria das condenadas estrangeiras fica na penitenciária feminina da capital, onde grande parte das presas foi flagrada transportando drogas, como mulas.
OUTRO LADO
A embaixada da Venezuela em Brasília foi procurada pela reportagem, mas não retornou ligações.
A assessoria do Ministério das Relações Exteriores afirmou que não iria se pronunciar, pois não se trata de caso diplomático, e sim de crime comum.
A Polícia Federal e o Itamaraty confirmaram que se tratava de uma funcionária do ministro do Poder Popular para as Comunas e os Movimentos Sociais, Elias Jaua Milano.
O governo da Venezuela foi procurado em Caracas, mas não se manifestou até as 21h30.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Babá da família de ministro da Venezuela é detida em SP com arma"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!