MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

2 - Denúncias de desperdício de água levam Brodowski a descobrir fraudes

RIBEIRÃO PRETO, SP - Por meio de denúncias de desperdício de água feitas pela própria população, o departamento de água de Brodowski (a 339 km de São Paulo) descobriu três ligações clandestinas na cidade. Os casos foram encaminhados à Polícia Civil. Des

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.10.2014, 18:15:00 Editado em 27.04.2020, 20:06:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RIBEIRÃO PRETO, SP - Por meio de denúncias de desperdício de água feitas pela própria população, o departamento de água de Brodowski (a 339 km de São Paulo) descobriu três ligações clandestinas na cidade. Os casos foram encaminhados à Polícia Civil.
Desde o início do mês a prefeitura está realizando a fiscalização. A ação, que ocorre à terças-feiras pelo único encanador do departamento, recebeu o nome de "caça-gato".
"Os vizinhos denunciam aquela pessoa que está lavando a calçada todos os dias e, quando puxamos a ficha [do denunciado], o consumo está zerado. A partir daí, passamos a investigar e encontramos as ligações clandestinas", afirmou Olavo Dalpogeto, diretor do Saaeb (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Brodowski).
Em ao menos outras quatro cidades da região de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), os moradores passaram a usar as redes sociais para denunciar desperdício e para monitorar a situação hídrica.
"Encontramos alguns tipos de fraude como arame ou agulha no hidrômetro e até um segundo hidrômetro, colocado debaixo da terra", disse Dalpogeto.
Estas manobras, segundo o diretor, impendem que o consumo de água real seja contabilizado pelo Saaeb e cobrado do morador.
Os três casos de ligação clandestinas já confirmados pelo Saeeb foram denunciados à polícia.
A multa do Saaeb para quem faz uma ligação clandestina é de R$ 450. Além disso, a pessoa pode ter de pagar uma cobrança retroativa pelo tempo estimado que consumiu a água sem pagar.
Em um dos casos, a água era usada para irrigar um pasto sem que o proprietário da área pagasse por isso.
O recurso era captado do sistema de tratamento do município por meio de uma ligação clandestina.
O município vem sofrendo com problemas no abastecimento neste ano por causa da seca e por problemas com a estrutura de captação e distribuição.
Em agosto, o fornecimento de água foi feito por meio de caminhões-pipa depois que a bomba do principal poço da cidade quebrou. A cidade chegou a decretar estado de emergência.
Além disso, os problemas com o abastecimento da cidade são alvo de uma investigação do Ministério Público.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "2 - Denúncias de desperdício de água levam Brodowski a descobrir fraudes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!