MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Ferguson tem segunda madrugada de protestos

SÃO PAULO, SP - Cerca de 2.000 homens da Guarda Nacional enviados à região de Saint Louis ajudaram a polícia a evitar uma segunda noite de protestos violentos e vandalismo em Ferguson, após um júri ter decidido não indiciar um policial branco que matou um

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.11.2014, 09:59:11 Editado em 27.04.2020, 20:05:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - Cerca de 2.000 homens da Guarda Nacional enviados à região de Saint Louis ajudaram a polícia a evitar uma segunda noite de protestos violentos e vandalismo em Ferguson, após um júri ter decidido não indiciar um policial branco que matou um jovem negro desarmado.
O presidente Barack Obama fez um apelo por diálogo, e o secretário de Justiça prometeu que uma investigação federal sobre a morte de Michael Brown, 18, em agosto, será rigorosa.
O policial Darren Wilson, que atirou no jovem, disse em entrevista à ABC que sua consciência está tranquila.
Apesar do reforço na presença dos agentes de segurança em Ferguson, um carro de polícia foi incendiado perto da prefeitura ao anoitecer, e a polícia lançou bombas de fumaça e gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes.
Uma multidão de manifestantes depois se reuniu perto do quartel-general da polícia, entrando em confronto com policiais que utilizaram spray de pimenta.
A multidão, no entanto, era menor e menos agitada do que na noite de segunda-feira (24), quando cerca de 12 imóveis comerciais foram incendiados e outros foram saqueados, em meio a troca de tiros esporádicas por parte dos manifestantes e bombas de gás disparadas pela polícia.
"De modo geral, foi uma noite muito melhor", disse o chefe de polícia de St. Louis, Jon Belmar, acrescentando que houve poucos incêndios e tiros.
"Vimos alguns manifestantes que estavam realmente ali pela razão certa", disse ele. "[Mas] infelizmente, parece haver algumas pessoas que estão empenhadas em impedir que isso aconteça da melhor maneira possível."
Mais de 60 pessoas foram presas na madrugada de terça (25), ante 44 detenções na madrugada desta quarta (26), de acordo com a polícia.
A agitação em torno da morte de Brown em Ferguson, uma cidade predominantemente negra com uma estrutura de poder dominada pelos brancos, destacou a natureza muitas vezes tensa das relações raciais nos EUA e os laços instáveis entre a polícia e as comunidades afroamericanos.
Protestos também ocorreram em outras cidades norte-americanas na terça-feira, de Los Angeles à capital Washington.
O policial Wilson, que poderia ter enfrentado acusações que vão desde homicídio involuntário a assassinato em primeiro grau, disse em entrevista à ABC que não havia nada que poderia ter feito de forma diferente em seu confronto com Brown que poderia evitar a morte do adolescente.
"A razão pela qual eu tenho a consciência limpa é porque eu sei que eu fiz o meu trabalho direito", disse ele, acrescentando que não teria agido de forma diferente se Brown fosse branco.
Também nesta quarta, dois policiais do FBI foram baleados em uma casa no norte de Saint Louis, mas não está claro se o fato tem relação com os protestos em Ferguson, segundo a Reuters.
Os agentes, que não correm risco de morte, estavam trabalhando em uma ocorrência de uma pessoa presa dentro de uma casa, segundo a emissora local KSDK. O FBI não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Ferguson tem segunda madrugada de protestos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!