MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Vendas de "vestido que muda de cor" quadruplicam com polêmica na web

SÃO PAULO, SP - Da cor de dinheiro. É assim que a Roman Originals, uma marca de roupas britânica, vê a cor do vestido mais comentado desta sexta-feira (28) -os internautas se questionam se ele é azul e preto ou branco e dourado, e cada um tem uma resposta

Da Redação

·
Foto: divulgação
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.02.2015, 17:17:00 Editado em 27.04.2020, 20:02:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - Da cor de dinheiro. É assim que a Roman Originals, uma marca de roupas britânica, vê a cor do vestido mais comentado desta sexta-feira (28) -os internautas se questionam se ele é azul e preto ou branco e dourado, e cada um tem uma resposta. Enquanto isso, a companhia fatura. 

continua após publicidade

A Roman é a fabricante do vestido de renda que gerou a controvérsia: em uma foto postada originalmente no Tumblr, a roupa parece "mudar de cor", de acordo com a pessoa que vê. Depois que a jovem escocesa Caitlin McNeill, 21, publicou a imagem questionando qual era, de fato, a pigmentação do vestido, a internet se pôs a debater qual era a opção correta. 

No Twitter, os comentários sobre o caso "the dress" geraram mais de 11 milhões de comentários entre 19h desta quinta-feira (27) e 13h de hoje. No pico, por volta das 22h30 do horário de Brasília de ontem, havia 5.700 tuítes por minuto indicando que a resposta era "azul" e 5.600 argumentando pelo "branco". 

continua após publicidade

Michelle Bastok, estilista da marca, contou que os funcionários perceberam que a rede haviaficado "louca" sobre o assunto bem cedo na manhã de hoje, por volta das 5h na Inglaterra, quando as pessoas passaram a comentar o assunto no Facebook da companhia, que tem 200 pontos de venda no Reino Unido. Os funcionários foram chamados para uma força tarefa para dar conta da demanda. 

"Tivemos de aumentar o estoque, alocar mais modelos para as lojas, informar os vendedores. Foi fantástico", conta. 

Até por volta das 15h de hoje, as vendas do modelo azul, que é a resposta correta, haviam crescido 347% em relação a ontem, ou seja, mais do que quadruplicaram, sendo quase cem peças apenas para o Brasil. 

continua após publicidade

Bastok não revela números absolutos, mas, de acordo com a companhia, o vestido representou 60% de tudo o que as lojas comercializaram hoje. O índice é significativo já que a web, onde a polêmica se disseminou, representa apenas 10% dos negócios da varejista. 

A estilista conta que o vestido, que custa 50 libras (R$ 220), começou a ser vendido há cerca de duas semanas, como parte da nova coleção e que os estoques ainda não acabaram. "A procura está muito pesada. Não sabemos até quando os estoques vão durar", diz. Mas, segundo ela, não há a intenção de fazer uma nova fornada, devido à dificuldade de fabricação. "Quando acabar, acabou." 

Entretanto, para quem preferiu ver a roupa em dourado e branco, a Roman está estudando lançar uma versão nessas cores. 

continua após publicidade


O CASO 

A história começou quando McNeill postou a foto, tirada no casamento de uma amiga -o vestido era da mãe da noiva e, quando ela mandou a imagem para a filha, ela e o futuro marido discordaram a respeito de qual era a cor da roupa. 

A noiva publicou a foto no Facebook, gerando também controvérsia, e McNeill a replicou no Tumblr. Sites como o BuzzFeed publicaram a dúvida, que se tornou viral. 

A razão para tanta discordância tem a ver com a maneira como nosso cérebro percebe um elemento em relação ao contexto em que está inserido, explicam cientistas ouvidos pela revista "Wired". 

Segundo eles, nossos olhos são capazes de ver uma cor mais escura quando inserida num contexto de luminosidade mais baixa, ou uma cor mais clara quando a luminosidade é mais alta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Vendas de "vestido que muda de cor" quadruplicam com polêmica na web"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!