MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

​Jornalistas protestam em Curitiba contra perseguições à imprensa

Mais de 100 pessoas participaram neste domingo (3) em Curitiba de um ato contra a perseguição de jornalistas.O grupo se reuniu nas ruínas do São Francisco, e de lá seguiu para a Feira do Largo da Ordem, no Centro Histórico da cidade, onde houve distribuiç

Da Redação

·
Ato contra perseguição de jornalistas reuniu mais de 100 pessoas em Curitiba (Foto: Reprodução/RPC)
Icone Camera Foto por Reprodução
Ato contra perseguição de jornalistas reuniu mais de 100 pessoas em Curitiba (Foto: Reprodução/RPC)
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.05.2015, 06:32:00 Editado em 27.04.2020, 20:00:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Mais de 100 pessoas participaram neste domingo (3) em Curitiba de um ato contra a perseguição de jornalistas.

continua após publicidade

O grupo se reuniu nas ruínas do São Francisco, e de lá seguiu para a Feira do Largo da Ordem, no Centro Histórico da cidade, onde houve distribuição de panfletos para alertar a sociedade sobre perseguições de profissionais da categoria. A data foi escolhida em alusão ao Dia da Liberdade de Imprensa.

O grupo usou camisas pretas em que pedia o fim de perseguições. Com as bocas amordaçadas, os jornalistas apenas gritavam “Basta” enquanto caminhavam. “É preciso que a sociedade compreenda o que a gente está fazendo, qual é a nossa função como jornalista de levar a informação até eles, e que, com essas perseguições, essa informação cessa”, disse o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor-PR), Gustavo Henrique Vidal.

continua após publicidade

Recentemente, o Sindijor-PR denunciou que profissionais da imprensa no estado foram pressionados pelas polícias Civil e Militar a revelarem as fontes de uma série de reportagens que mostrou irregularidades em ambas as corporações.

A produção, publicada pelo jornal Gazeta do Povo, em 2012, mostrou que policiais usavam carros da polícia para fins particulares.

A partir de então, as polícias iniciaram inquéritos para apurar o caso. Contudo, os jornalistas foram frequentemente chamados para depor e se confrontar com os acusados. Para o Sindijor-PR, a insistência tem como objetivo não punir os policiais que cometeram excessos, mas descobrir as fontes dos repórteres.

Em outro caso, um jornalista da RPC teve de ser movido para um local seguro após ter a vida ameaçada em Londrina, norte do estado, onde investigava um escândalo de corrupção na Receita Estadual. “Existe uma ameaça muito clara contra a vida a um jornalista, colega nosso da RPC, mas existem muitas outras situações em que jornalistas estão sendo perseguidos, ameaçados, intimidados, e isso é uma coisa com a qual a sociedade não pode concordar”, afirmou o jornalista Fernando Parracho.

Confira matéria completa AQUI

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "​Jornalistas protestam em Curitiba contra perseguições à imprensa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!