MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Rios da região de Campinas entram em estado de alerta por baixa vazão

VENCESLAU BORLINA FILHO CAMPINAS, SP (FOLHAPRESS) - Duas bacias da região de Campinas (a 93 km de São Paulo) - Alto Atibaia e Camanducaia - entraram em estado de alerta nesta segunda-feira (4) em função da baixa vazão dos rios Atibaia e Camanducaia. Se a

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.05.2015, 16:52:50 Editado em 27.04.2020, 20:00:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

VENCESLAU BORLINA FILHO
CAMPINAS, SP (FOLHAPRESS) - Duas bacias da região de Campinas (a 93 km de São Paulo) - Alto Atibaia e Camanducaia - entraram em estado de alerta nesta segunda-feira (4) em função da baixa vazão dos rios Atibaia e Camanducaia. Se a situação se agravar, as captações de água para abastecimento humano, uso industrial e na lavoura, e para matar a sede de animais terão que ser reduzidas.
As regras foram anunciadas no começo do ano pelo Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e pela ANA (Agência Nacional de Águas). No caso do abastecimento público e para consumo animal, a redução na captação deve ser de 20% sobre o volume autorizado. Para irrigação e uso industrial, a restrição aumenta para 30%.
A bacia do Alto Atibaia compreende municípios como Atibaia, Bragança Paulista e Itatiba. No trecho, a vazão média do rio Atibaia nos últimos três dias foi de 4,58 m³/s. Se cair para 4 m³/s ou abaixo disso, a restrição é decretada.
Já a bacia do Camanducaia registrou vazão média de 1,88 m³/s. Se cair para 1,5 m³/s, a restrição de captação passa a vigorar. Entre os municípios estão Pinhalzinho e Santo Antônio de Posse.
Nas outras três bacias que compõem os rios PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), a situação ainda não é de alerta, mas preocupa. Na bacia do baixo Atibaia estão importantes cidades como Valinhos, Vinhedo, Campinas e Paulínia. A vazão média registrada nesse ponto nos últimos três dias foi de 5,59 m³/s. A restrição passa a valer quando atinge 3,5 m³/s.
Já na bacia do rio Jaguari, a restrição passa a valer quando a vazão do rio atingir 2 m³/s. A média registrada nos últimos três dias foi de 6,76 m³/s. No montante Cantareira e Jaguari, de onde vem os rios que abastecem o sistema Cantareira, a situação também é normal. A restrição só passa a valer quando atingir 2 m³/s.
Ao todo, nas cinco bacias, 42 municípios, sendo 38 no Estado de São Paulo e quatro em Minas Gerais, podem ser impactados com as regras do Daee e da ANA.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Rios da região de Campinas entram em estado de alerta por baixa vazão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!