MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Holanda propõe proibição de véus islâmicos integrais em locais públicos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Holanda apresentou nesta sexta-feira (22) uma lei que proíbe o uso do véu integral islâmico em alguns lugares públicos, como escolas, hospitais, prédios estatais e transportes públicos, de todo o país. A medida, apresentad

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.05.2015, 15:45:06 Editado em 27.04.2020, 19:59:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Holanda apresentou nesta sexta-feira (22) uma lei que proíbe o uso do véu integral islâmico em alguns lugares públicos, como escolas, hospitais, prédios estatais e transportes públicos, de todo o país.
A medida, apresentada pelo primeiro-ministro Mark Rutte, deve ser aprovada pelo Parlamento. São considerados véus integrais a burca, que deixa apenas uma tela para respiração, e o niqab, com uma pequena abertura para os olhos.
A proibição não se aplica, no entanto, às ruas, exceto em "situações específicas em que exista a necessidade de que as pessoas sejam vistas". A proposta inclui a possibilidade de impor multas de até 405 euros (R$ 1.369) em caso de descumprimento da lei.
A proposta holandesa "parte do princípio que, em um país livre como a Holanda, todo mundo tem o direito de se vestir como quiser, mas esta liberdade está limitada unicamente em situações nas quais é essencial que uma pessoa possa olhar outra em prol da segurança".
Mark Rutte disse que o governo "tentou encontrar um equilíbrio" entre as duas coisas e descartou qualquer ofensa ao islamismo. "A lei não tem nenhum contexto religioso."
Ele explicou que para o governo é uma decisão "importante para a segurança" e que está separada do debate sobre símbolos religiosos, informou a agência holandesa ANP.
Segundo o procedimento, após a aprovação do projeto de lei pelo Conselho de Ministros, a iniciativa será enviada ao Conselho de Estado, que dará sua recomendação ou não, e depois será apresentada no parlamento para receber o sinal verde definitivo, onde ainda poderá ser modificada pelos parlamentares.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Holanda propõe proibição de véus islâmicos integrais em locais públicos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!