MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Paraná lança primeiro sistema de vistoria eletrônica de veículos

As vistorias de veículos realizadas no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) vão ficar mais modernas, seguras e rápidas. Lançado nesta quinta-feira (28), um novo sistema inédito no Brasil, que passa a ser testado pela autarquia em Curitiba, vai su

Da Redação

·
Aplicativo de celular visa facilitar e melhorar vistorias  (Divulgação)
Icone Camera Foto por Reprodução
Aplicativo de celular visa facilitar e melhorar vistorias (Divulgação)
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.05.2015, 10:23:00 Editado em 27.04.2020, 19:59:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As vistorias de veículos realizadas no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) vão ficar mais modernas, seguras e rápidas. Lançado nesta quinta-feira (28), um novo sistema inédito no Brasil, que passa a ser testado pela autarquia em Curitiba, vai substituir o uso de papel por arquivos eletrônicos. 

continua após publicidade

Um aplicativo de celular permitirá que os vistoriadores do Detran e despachantes credenciados ao órgão façam a vistoria passo a passo, com inclusão de fotos, observações importantes e dados de identificação do veículo.

Desenvolvido em parceria pelo Detran, Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e Sindicato dos Despachantes do Estado (Sindepar), o aplicativo apresenta um roteiro em que são preenchidas informações de placa, renavam e chassi do veículo, além de incluir fotos de cada item vistoriado, como lacre, motor, frente e traseira do veículo, assim como avarias encontradas. 

continua após publicidade

"O Paraná é o primeiro Estado do País que terá a vistoria totalmente eletrônica, por celular e transmitida via wifi 3G ou 4G", explica o diretor-geral do Departamento, Marcos Traad. 

Eles explica que uma vistoria mais apurada e tecnicamente aperfeiçoada garante dados mais precisos e, assim, o cidadão tem mais segurança no momento de comprar ou vender um veículo. “Por ser online, o novo sistema permite ao Detran fazer auditoria nos processos e acompanhar em tempo real as vistorias realizadas, sem acúmulo de papel ou burocracia”, completa ele.

Como é um projeto-piloto, a primeira fase será restrita a Curitiba e deve identificar as melhorias necessárias. A expectativa é que o cronograma de implantação no Interior tenha inicio em julho de 2015.

continua após publicidade

"Cada passo foi pensado e construído em conjunto com uma comissão de vistoriadores. O diálogo foi importante para avançar e tornar um projeto deste porte realidade", destaca o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

FACILIDADE – Lançado para os despachantes de todo o Estado e para vistoriadores do Detran de Curitiba nesta quinta-feira (28), o sistema foi testado e aprovado. 

“Nós participamos da construção do aplicativo e acreditamos que chegamos a uma versão que vai facilitar muito a vida dos usuários, despachantes e vistoriadores. É um sistema fácil e muito completo. Mais uma vez, o Paraná sai na frente e serve de modelo ao Brasil”, avalia o presidente do Sindicato, Everton Callamuci.

continua após publicidade

"Esse sistema é extremamente moderno e vai revolucionar os serviços de veículos prestados aos cidadãos", comemorou o despachante Roberto Ramos do Prado Succar, de Maringá.

"Era uma expectativa antiga e estamos felizes porque sabemos que é um grande avanço. O sistema vai agilizar o atendimento e facilitar todo o procedimento", comemora o vistoriador Carlos Gelson Soares, do posto do Detran da Vila Hauer. 

A partir desta sexta-feira (29), os usuários do Detran do Tarumã já terão as vistorias no novo sistema.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Paraná lança primeiro sistema de vistoria eletrônica de veículos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!