MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Peru liberta 13 mulheres e 26 crianças sequestradas pelo Sendero Luminoso

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Exército do Peru resgatou na tarde desta segunda-feira (27) 26 crianças e 13 mulheres que eram mantidos reféns em um acampamento da guerrilha Sendero Luminoso em Satipo (a 450 km da capital Lima). Em entrevista ao Canal N,

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.07.2015, 11:36:52 Editado em 27.04.2020, 19:57:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Exército do Peru resgatou na tarde desta segunda-feira (27) 26 crianças e 13 mulheres que eram mantidos reféns em um acampamento da guerrilha Sendero Luminoso em Satipo (a 450 km da capital Lima).
Em entrevista ao Canal N, a ministra da Mulher e das Populações Vulneráveis, Marcela Huaita, disse que a maioria das mulheres foi sequestrada em uma ação da guerrilha contra um hospital psiquiátrico na década de 1980.
As vítimas foram mantidas em cativeiro pelos extremistas entre 25 e 30 anos e, neste período, afirma o governo, elas sofreram violência permanente, incluindo escravidão e estupros.
De algumas das situações de violência sexual dos guerrilheiros contra as mulheres reféns, nasceram as 26 crianças e adolescentes encontrados no acampamento. Os menores têm idades entre um e 14 anos.
No cativeiro, as mulheres trabalhavam na colheita e eram obrigadas a criar as crianças. Os jovens, quando maiores, começavam a ser doutrinados e recebiam treinamento militar para atuar com a guerrilha.
As crianças e as mulheres foram levados à base militar de Mazamari, onde ficarão pelas próximas semanas. Devido aos laços criados no cativeiro, as autoridades não devem separá-los no primeiro momento.
"Não devemos separá-los da noite para o dia deste entorno, das mulheres que foram referência, sua família. Nos próximos dias, veremos se estas crianças ficam na região ou se serão transferidas", disse Huaita.
OPERAÇÃO
Segundo o jornal peruano "El Comercio", um comando especial do Exército conseguiu chegar ao cativeiro a partir da informação de um ex-prisioneiro do Sendero Luminoso.
Em entrevista ao Canal N, o informante, que não foi identificado, disse que foi transferido para o acampamento de Satipo e ouviu e viu um grupo de mulheres e crianças chorando.
O ex-prisioneiro foi transferido e escapou do cárcere em junho. Ele contou a história aos policiais ao chegar a uma delegacia de Pichari, a 480 km de Satipo. As autoridades seguiram a pista por mais de um mês.
O acampamento onde estavam as mulheres sequestradas fica no vale dos rios Apurímac, Ene e Mantaro, região em estado de emergência permanente por ser uma das principais bases do Sendero Luminoso.
A região também possui a maior área de produção de folha de coca do país. O Peru é o segundo principal fornecedor do principal ingrediente da cocaína, atrás da vizinha Colômbia.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Peru liberta 13 mulheres e 26 crianças sequestradas pelo Sendero Luminoso"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!