MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Cantareira capta só 87% do esperado em julho, apesar de chuvas históricas

ADRIANO QUEIROZ SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O sistema Cantareira acumulou apenas 43,5 mm ou 87% do esperado para o mês de julho, mesmo com chuvas 60% acima da média histórica na cidade de São Paulo. De acordo com dados divulgados, nesta terça-feira (2

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.07.2015, 16:02:45 Editado em 27.04.2020, 19:57:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ADRIANO QUEIROZ
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O sistema Cantareira acumulou apenas 43,5 mm ou 87% do esperado para o mês de julho, mesmo com chuvas 60% acima da média histórica na cidade de São Paulo.
De acordo com dados divulgados, nesta terça-feira (28), pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão da prefeitura paulistana, as chuvas neste mês totalizaram 75,3 mm, quando a expectativa mensal é de 47,2 mm.
A maior parte da chuva acumulada na capital paulista caiu no dia 3 de julho. Naquele dia, o volume acumulado médio foi de 37,3 mm, ou 79% do esperado para todo o mês e índice superior ao registrado no mesmo período de 2014.
Apesar disso, o Cantareira deve terminar julho com percentual de volume total menor que o do início do mês. No dia 1º de julho, o sistema estava com 15,3% da capacidade de volume total e agora está com 14,6%.
Mesmo faltando três dias para acabar o mês, caso se confirmem as previsões do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), não deve haver aumento nos índices do Cantareira. Segundo o instituto, não há previsão de chuvas significativas para os próximos dias.
OUTROS SISTEMAS
Por outro lado, os demais sistemas que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo ou acumularam mais água que o previsto para o período ou estão muito próximos da média histórica.
Alto Tietê, Guarapiranga, Alto Cotia e Rio Grande tiveram média histórica de acúmulo pluviométrico superada.
O destaque entre esses reservatórios foi o Guarapiranga que conseguiu acumular 210% a mais que o esperado para julho e está com 77% da capacidade do volume total armazenada.
Já o sistema Rio Claro acumulou 96% do total de chuva esperado este mês e tem 72,3% da capacidade do volume total armazenada.
JULHO CHUVOSO
Conforme a CGE, as chuvas na cidade de São Paulo ocupam o sexto lugar entre as mais volumosas para um mês de julho, na série histórica que iniciou em 1995.
O número de precipitações despertou a atenção dos especialistas, por conta do contraste com o mês anterior.
"Vale notar que o mês de junho deste ano foi muito seco, com apenas 17,6 mm na cidade, ficando 68% abaixo do esperado para o período, que é de 46,6mm", disse Michael Pantera, meteorologista do CGE, em comunicado.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Cantareira capta só 87% do esperado em julho, apesar de chuvas históricas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!