MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Chanceler do Qatar espera que acordo entre EUA e Irã traga estabilidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ministro de Assuntos Exteriores do Qatar, Khaled al-Attiya, disse ter esperança de que o acordo nuclear com o Irã traga "estabilidade e segurança" ao Oriente Médio, durante uma reunião do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.08.2015, 13:04:08 Editado em 27.04.2020, 19:57:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ministro de Assuntos Exteriores do Qatar, Khaled al-Attiya, disse ter esperança de que o acordo nuclear com o Irã traga "estabilidade e segurança" ao Oriente Médio, durante uma reunião do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) em Doha com o secretário de Estado americano, John Kerry.
Em sua passagem pelo Oriente Médio, Kerry, que esteve no Cairo no domingo (2), pretende acalmar os países aliados do Oriente Médio descontentes com o acordo nuclear assinado entre EUA e Irã.
"Estamos enfrentando muitos desafios em nossas comunidades e pretendemos alcançar a paz e a segurança e a estabilidade com o apoio dos Estados Unidos", disse Attiya. Ele salientou a importância de manter a região livre de "qualquer ameaça de armas nucleares" e "a importância do uso da tecnologia nuclear [apenas] para fins pacíficos".
Com exceção do discurso de abertura do chanceler anfitrião, transmitido pela TV local, a reunião com Kerry transcorreu a portas fechadas, sem a presença de jornalistas.
SUNITAS E XIITAS
O CCG é um grupo formado por seis monarquias sunitas do golfo Pérsico -Arábia Saudita, Qatar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Bahrein e Omã-, as quais enxergam com resistência o acordo americano com o Irã, xiita.
Na abertura do encontro em Doha, Attiya destacou que a relação com o Irã deve se basear "na boa vizinhança e não na ingerência nos assuntos internos", e que as disputas devem ser solucionadas de forma "pacífica" -os países do grupo acusam Teerã de apoiar grupos xiitas em seus territórios.
Os conflitos na Síria, Iraque e Iêmen também foram mencionados pelo chanceler do Qatar.
Kerry, que não falou com repórteres durante o encontro, não deve passar por Israel em sua viagem, reforçando suspeitas de que o governo americano desistiu de convencer o premiê Binyamin Netanyahu a apoiar o acordo -o que é negado por autoridades do Departamento de Estado.
Esta é a primeira viagem do secretário após a assinatura do documento. Depois da escala em Doha, Kerry visita Cingapura, Malásia e Vietnã. A Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), que se reúne este ano em Kuala Lumpur, é uma aliada estratégica de Washington, em particular ante as ambições regionais da China.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Chanceler do Qatar espera que acordo entre EUA e Irã traga estabilidade"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!