MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Nova pesquisa consolida Scioli, mas indica segundo turno

MARIANA CARNEIRO BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - Uma nova pesquisa de intenção de voto aponta para um segundo turno na eleição presidencial argentina. O favorito é o candidato do governo, Daniel Scioli. Ele aparece com 39,3% da intenção de votos

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.08.2015, 21:55:39 Editado em 27.04.2020, 19:57:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MARIANA CARNEIRO
BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - Uma nova pesquisa de intenção de voto aponta para um segundo turno na eleição presidencial argentina.
O favorito é o candidato do governo, Daniel Scioli. Ele aparece com 39,3% da intenção de votos. Em segundo lugar, aparece o opositor Maurício Macri, da coligação Cambiemos (Mudemos, em português), com 31,2%.
O peronista dissidente Sergio Massa, da frente UNA (Unidos por uma Nova Argentina), tem 18,3%.
O primeiro turno da eleição será em 25 de outubro. Para encerrar a disputa na primeira volta, o candidato mais bem votado teria que marcar 45% dos votos ou pelo menos 40%, com uma vantagem de dez pontos percentuais sobre o segundo colocado.
A pesquisa é da consultoria Management & Fit e foi divulgada neste domingo (30) no jornal "Clarín". Os números dessa pesquisa não consideram indecisos.
O resultado indica que Scioli ganhou votos em relação às primárias, quando obteve 38,5% dos votos.
Macri também parece ter captado os votos dos aliados de sua coligação. Juntos, os três candidatos da Cambiemos tiveram 30,1% dos votos nas primárias. Havia dúvidas se o candidato conseguiria atrair a simpatia dos eleitores de seus aliados.
Quem parece ter perdido votos é Massa, cuja coligação UNA obteve 21% dos votos nas primárias, três pontos mais do que pontua Massa na pesquisa. Isso sugere que parte dos eleitores migrou para outros candidatos.
ENCHENTES
A pesquisa foi feita entre 20 e 26 de agosto. Pela data do levantamento, o resultado parece sugerir que Scioli não perdeu votos após as enchentes na província de Buenos Aires, governada por ele, e após o tumulto nas eleições regionais da província de Tucumán.
Os dois episódios, negativos para a campanha do governista, ocorreram entre os dias 13 e 24 de agosto. Analistas avaliam, porém, que os acontecimentos podem ter freado a ascensão do candidato de Cristina Kirchner.
Considerando indecisos, a vantagem de Scioli sobre Macri é praticamente a mesma. O favorito aparece com 36,7% contra os 29,2% de Macri. Os indecisos somam 6,5%.
A tem margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Nova pesquisa consolida Scioli, mas indica segundo turno"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!