MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Ex-presidente da Guatemala depõe na Justiça sobre caso de corrupção

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-presidente da Guatemala Otto Pérez Molina participa nesta sexta-feira (4) da segunda audiência na Justiça sobre as acusações de comandar um esquema de fraude alfandegária que o levou a renunciar. Pérez Molina deixou o c

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.09.2015, 14:42:24 Editado em 27.04.2020, 19:56:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-presidente da Guatemala Otto Pérez Molina participa nesta sexta-feira (4) da segunda audiência na Justiça sobre as acusações de comandar um esquema de fraude alfandegária que o levou a renunciar.
Pérez Molina deixou o cargo na quarta (2), um dia após perder sua imunidade, o que abriu as portas para um processo de impeachment. Ele está desde quinta (3) em prisão preventiva no quartel militar perto da capital do país.
A audiência começou com a transmissão das escutas telefônicas que vinculam o presidente ao caso La Línea (A Linha, em espanhol). Também mostraram atas e tabelas obtidas pela Promotoria mostrando que ele receberia propina.
Pelo esquema, empresários pagavam propina aos membros do governo para sonegarem impostos de importação. Além do presidente e de sua vice, Roxana Baldetti, 26 pessoas foram presas e outras 45 são investigadas.
Após a renúncia de Pérez Molina, assumiu o vice colocado após a renúncia de Baldetti, Alejandro Maldonado. Ele será o responsável por conduzir o país até 14 de janeiro, quando tomará posse o presidente eleito no próximo domingo (6).
PRESSÃO
Nesta sexta, a agência Reuters informou que os Estados Unidos pressionaram Pérez Molina a retirar de seu governo os funcionários corruptos e renovar o mandato da Comissão Internacional contra a Impunidade, vinculada à ONU.
Segundo membros do governo americano ouvidos pela agência, os pedidos foram feitos em reuniões periódicas entre o integrantes da administração guatemalteca e o corpo diplomático americano no país.
Dentre as pressões citadas pelos funcionários, está a do embaixador americano na Guatemala, Todd Robinson, pela renúncia de Roxanna Baldetti, confirmada em maio, e de outros três ministros.
A intenção, afirma a Reuters, era verificar as condições para a chegada dos recursos concedidos pelos Estados Unidos em resposta ao aumento do fluxo de imigrantes vindos do país e de outros vizinhos centro-americanos.
A chamada Aliança para a Prosperidade previa que os EUA dessem uma ajuda de US$ 20 bilhões no total a Guatemala, Honduras e El Salvador. O envio de verbas foi anunciado em 2014, em reunião com Obama e os três presidentes.
O dinheiro seria liberado com o intuito de estabilizar os países e combater o crescimento das maras, quadrilhas de ex-emigrantes que têm laços com o narcotráfico e são responsáveis pelas altas taxas de homicídio nestes países.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Ex-presidente da Guatemala depõe na Justiça sobre caso de corrupção"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!