MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Marinha brasileira resgata 220 pessoas de naufrágio no Mediterrâneo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um navio da Marinha brasileira resgatou nesta sexta-feira (4) 220 pessoas que tentavam atravessar o Mediterrâneo, "muitos deles extremamente debilitados", segundo comunicado. A corveta Barroso se encontrava perto da costa da

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.09.2015, 22:23:56 Editado em 27.04.2020, 19:56:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um navio da Marinha brasileira resgatou nesta sexta-feira (4) 220 pessoas que tentavam atravessar o Mediterrâneo, "muitos deles extremamente debilitados", segundo comunicado.
A corveta Barroso se encontrava perto da costa da Sicília, às cerca de 18h30 no horário local (13h30 em Brasília) quando recebeu um pedido do Centro de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) italiano, informando a existência de uma embarcação com centenas de pessoas a bordo, que tentava chegar à Europa e estava ameaçada de naufrágio.
A procedência da embarcação socorrida não foi informada. Milhares de refugiados saem todos os dias do norte da África em embarcações precárias, em busca de asilo na Europa.
A Marinha contou, no total, 220 pessoas resgatadas no total, incluindo 94 mulheres, 37 crianças e quatro bebês de colo.
De acordo com a Marinha, a corveta chegou à posição conhecida da embarcação, a cerca de 230 km da costa de Peloponeso, na Grécia, uma hora após o chamado. "O comandante da Marinha do Brasil prontamente autorizou a prestação desse apoio, a fim de salvaguardar a vida daquelas pessoas", informou a instituição.
O resgate também teve o auxílio de duas embarcações italianas de porte menor. "Tendo em vista a impossibilidade desses navios receberem os migrantes a bordo, a Guarda Costeira italiana solicitou o apoio da Marinha do Brasil, diz a nota.
Apesar de ter sido realizada durante a noite, a operação contou com mar calmo, de acordo com a nota divulgada.
Todos devem ser levados ao porto italiano de Catânia, na Sicília.
MISSÃO
A corveta Barroso, que havia saído do Rio no último dia 8, se encontrava a caminho do Líbano para participar da Força-Tarefa Marítima da Nações Unidas no país. Atualmente, a função é exercida pela fragata brasileira União, que realiza tarefas de interdição marítima e capacitação da Marinha libanesa.
O comando da força-tarefa está a cargo de almirantes brasileiros desde 2011, segundo a Marinha.
A corveta Barroso, projetada e fabricada no Brasil, tem 103,5 metros de comprimento e abriga uma tripulação de 191 militares. Ela deve permanecer no Líbano até fevereiro de 2016.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Marinha brasileira resgata 220 pessoas de naufrágio no Mediterrâneo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!