MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Queda de meteoro assusta moradores do Paraná

Uma bola de fogo cruzou o céu do Paraná na noite de anteontem provocando uma reação em cadeia em redes sociais e levantando uma enormidade de questionamentos. Muito rápido, o fenômeno foi pouco registrado em imagens ou vídeos, mas relatos de quem viu o ra

Da Redação

·
Clarão no céu intrigou moradores do Paraná - Arquivo/imagem ilustrativa
Icone Camera Foto por Voz da Russia
Clarão no céu intrigou moradores do Paraná - Arquivo/imagem ilustrativa
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.09.2015, 07:43:00 Editado em 27.04.2020, 19:56:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma bola de fogo cruzou o céu do Paraná na noite de anteontem provocando uma reação em cadeia em redes sociais e levantando uma enormidade de questionamentos. Muito rápido, o fenômeno foi pouco registrado em imagens ou vídeos, mas relatos de quem viu o rastro de luz não faltam e pipocaram em várias cidades das regiões norte e oeste.

Diversos especialistas acreditam que o que assustou os espectadores foi um meteoro.O corpo celeste foi visto com maior intensidade na região de Palotina, onde moradores chegaram a relatar que sentiram casas tremerem levemente por alguns segundos além de terem ouvido um grande estrondo. Na região, os relatos apontam que o corpo celeste cruzou os céus depois das 19h30.O produtor comercial Rafael da Silva Santos, 30 anos, de Apucarana, foi um dos muitos espectadores do ‘clarão’. “Vi uma bola de fogo no céu e fiquei bem assustado na hora”, conta. Já Dayana Freitas Domingues, 25 anos, estava caminhando pelo centro de Arapongas quando o fenômeno aconteceu. “Na hora fiquei arrepiada e até pensei que estava ‘vendo coisas’”, conta. 

O tamanho do clarão de luz foi o que chamou atenção da maioria das pessoas. Caso da contadora Aline Horchulhak Martins de Souza, 30 anos, de Faxinal. “Achei que fosse uma estrela cadente, mas era muito grande”, afirma. A micro empresária Josiana Mendes, 38 anos, de Kaloré, estava na estrada voltando ontem à noite de Apucarana na companhia do marido quando presenciou a cena e fez a mesma observação.

“Foi bem maior do que qualquer outra estrela cadente que já vi e estava bem perto. Na hora que deu o clarão final vimos cores de arco- íris. Fiquei arrepiada”, diz. A intensidade da luz e a velocidade do clarão reforçam a hipótese do fenômeno ter sido causado por um meteoro. Uma filmagem feita por celular em Cascavel é um dos poucos registros da passagem do fenômeno e foi avaliada ontem pelo chefe do departamento de Física e doutor em astronomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Dietmar Foryta, entrevistado pelo site G1, que confirmou se tratar de um meteoro.

“É um meteoro, e é pequeno. É relativamente comum este tipo de fenômeno, mas em geral é perdido porque as pessoas não ficam procurando”.A saber, a diferença entre meteoros e meteoritos é que o primeiro é o fenômeno do corpo celeste entrando em combustão na atmosfera. Já o meteorito é o fragmento que chega ao solo. Até agora, entretanto, o ponto de impacto não apareceu e portanto a melhor classificação é mesmo de meteoro. (Com reportagemFernanda Neme)

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Queda de meteoro assusta moradores do Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!