MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Vitória na Flórida dá novo impulso a Romney, mas deixa cicatrizes

Com a vitória na Flórida, o pré-candidato Mitt Romney ganha impulso e firma sua liderança nas primárias que irão definir o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos. A disputa com o conservador Newt Gingrich, no entanto, deixa fortes cicat

Da Redação

·
Vitória na Flórida dá novo impulso a Romney, mas deixa cicatrizes
Icone Camera Foto por
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.02.2012, 22:58:00 Editado em 27.04.2020, 20:43:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com a vitória na Flórida, o pré-candidato Mitt Romney ganha impulso e firma sua liderança nas primárias que irão definir o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos. A disputa com o conservador Newt Gingrich, no entanto, deixa fortes cicatrizes na campanha.

continua após publicidade



Com 67% das urnas apuradas, Rommney já tinha assegurado 47% dos votos, seguido por Gingrich, com 31,6%, Rick Santorum, 13,2% e Ron Paul, 6,9%, na votação desta terça-feira. Os números favoráveis a Romney escondem uma campanha marcada por ataques pessoais.


Análise do Campaign Media Analysis Group, da Flórida, citada pela rede CNN, mostra que 92% da propaganda política foi negativa, focada na depreciação dos concorrentes. Segundo o presidente do instituto, Ken Goldstein, citado pelo mesmo veículo, "esta é a campanha mais negativa" da história recente dos Estados Unidos.

continua após publicidade


Os ataques a Romney focaram a fortuna do ex-governador de Massachusetts, vista com receio em tempos em que boa parte do eleitorado culpa os grandes magnatas pela crise que abala o país.


Já Gingrich foi retratado com um conhecedor de negociatas que sabe se movimentar bem por Washignton, onde já foi presidente da Câmara dos Representantes (equivalente a de deputados). Declarações da ex-mulher de Gingrich revelando que o congressista da Geórgia lhe teria proposto uma relação aberta também ressoaram na campanha.
Visão negativa


A disputa acirrada já parece ter reflexos no eleitorado americano. Uma pesquisa do jornal The Washignton Post e da rede ABC mostra que 49% dos americanos possuem uma visão negativa de Romney - apenas 31% têm impressão favorável.
Apesar da derrota, Gringrich já avisou que vai até o fim da disputa, o que pode prolongar as divisões entre moderados e conservadores no partido e favorecer Obama.
O acirramento da campanha chamou a atenção do senador e cacique republicano John McCain, candidato derrotado do partido nas últimas eleições. McCain disse que os republicanos deveriam estar alvejando a administração de Obama e não si mesmos.
Campanha

continua após publicidade


A próxima parada dos republicanos é o Estado de Nevada. Com a vitória na Flórida e em New Hampshire, Romney sai na frente da campanha. Mas sua liderança já foi contestada, nas primárias da Carolina do Sul, vencidas por Gingrich, e nas de Iowa, cujos resultados foram corrigidos, dando a vitória a Santorum.


Santorum e Paul desistiram, nas vésperas da votação, de fazer campanha no Estado, já que segundo as regras da Flórida o vencedor do partido leva a totalidade dos delegados (e não apenas o número correspondente à sua votação) para a convenção nacional que indicará oficialmente o adversário de Obama. Na campanha da Flórida, a ex-candidata à vice-presidência e ex-governadora do Alasca, Sarah Palin, reapareceu e deu apoio ao conservador Gingrich.


A disputa entre os republicanos tem sido marcada pela divisão entre os conservadores, liderados por Gingrich e Santorum, que têm o apoio de vários integrantes do movimento Tea Party, e os moderadores, liderados por Romney.


Para muitos republicanos, Romney é liberal demais. O fato do ex-governador de Massachusetts ser mórmon também é um tema considerado por muitos eleitores em um país fortemente influenciado pela religião.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Vitória na Flórida dá novo impulso a Romney, mas deixa cicatrizes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!