MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

CNBB convoca luta contra tráfico humano

BRASÍLIA, DF, 5 de março (Folhapress) - A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) lançou hoje a Campanha da Fraternidade de 2014. O tema deste ano é a luta contra o tráfico de pessoas. A campanha aborda os diversos tipos de tráfico -para traba

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.03.2014, 21:02:00 Editado em 27.04.2020, 20:17:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





BRASÍLIA, DF, 5 de março (Folhapress) - A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) lançou hoje a Campanha da Fraternidade de 2014. O tema deste ano é a luta contra o tráfico de pessoas.

A campanha aborda os diversos tipos de tráfico -para trabalho forçado, exploração sexual, extração de órgãos e adoção irregular de crianças.

Em carta de apoio à campanha, o papa Francisco pede o engajamento dos "solidários" brasileiros.

"Espero que os cristãos e as pessoas de boa vontade se comprometam a lutar para que nenhum homem, mulher, jovem ou criança seja vítima do tráfico humano", escreveu o pontífice. "Não é possível ficar impassível, sabendo que existem seres humanos tratados como mercadoria", completou,

Francisco pediu que os fiéis façam uma exame de consciência. "Quantas vezes toleramos que um ser humano seja considerado um objeto, exposto para ser vendido como um produto?", questionou o papa no texto.

O secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, afirmou que a campanha atinge também o trabalho escravo, uma de suas consequências.

Dom Leonardo citou situações em que pessoas são tratadas como mercadoria sexual e trabalhos forçados em fábricas nas grandes cidades. "Realidades muito concretas que nós vivemos".

Em sua fala, Steiner tachou de "estarrecedor" o que vê como um movimento crescente no tráfico humano para fins de exploração sexual.

Com a campanha, a entidade pretende, entre outros, denunciar a origem do problema, reivindicar dos governos a reinserção social das vítimas e agir para prevenção.

Dados colhidos pela CNBB junto à Organização Internacional do Trabalho apontam para a existência, em 2012, de 20,9 milhões de vítimas de trabalho forçado e exploração sexual no mundo --sendo que 55% do total era formado por mulheres e jovens, e cerca de 9% das vítimas tinham como origem países da América Latina.

O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) afirmou no evento que as estatísticas são comprometidas pela falta de denúncias.

"O número de inquéritos policiais abertos sobre tráfico é comparativamente pequeno com relação ao volume da realização desse crime. Por que acontece? As pessoas não noticiam o tráfico, às vezes as vítimas têm vergonha, os familiares também não denunciam", afirmou Cardozo.

"O tráfico de pessoas existe no mundo, mas nós temos que combatê-lo onde quer que ele esteja, inclusive no nosso país e inclusive durante um momento tão importante que é a realização dos eventos esportivos", disse.

A cada ano, é eleito um tema para a campanha, que pretende estimular a reflexão no período da quaresma. Em 2013, quando o Rio sediou a Jornada Mundial da Juventude, o enfoque foi nos jovens.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "CNBB convoca luta contra tráfico humano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!