MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

DEPUTADO-MORTE - (ATUALIZADA)

Perda de Sérgio Guerra nos entristece profundamente, diz Campos; veja repercussão SÃO PAULO, SP, 6 de março (Folhapress) - O governador de Pernambuco e pré-candidato à Presidência, Eduardo Campos (PSB), lamentou hoje a morte do deputado Sérgio Guerra (

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.03.2014, 11:59:00 Editado em 27.04.2020, 20:17:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Perda de Sérgio Guerra nos entristece profundamente, diz Campos; veja repercussão





SÃO PAULO, SP, 6 de março (Folhapress) - O governador de Pernambuco e pré-candidato à Presidência, Eduardo Campos (PSB), lamentou hoje a morte do deputado Sérgio Guerra (PSDB).

"Compartilhando momentos importantes da vida brasileira, mais próximos em determinadas situações, mais afastados em outras, mas sempre mantendo a capacidade do diálogo e o desejo do entendimento que constrói dias melhores para o país e para o nosso povo", disse em nota o governador.

O deputado federal Sérgio Guerra (PSDB-PE) morreu aos 66 anos em São Paulo, informou a assessoria do parlamentar hoje. Guerra estava internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, há cerca de 20 dias.

Guerra lutava contra câncer no pulmão e na cabeça e, recentemente, teve uma pneumonia em decorrência de quimioterapia. Segundo informações preliminares, o deputado morreu por volta das 8h em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Em nota, o hospital Sírio-Libanês informou que Guerra morreu em decorrência de complicações relacionadas a um quadro infeccioso. O tucano será velado e sepultado em Recife, mas ainda não há informações.

O deputado federal era diabético e perdeu um rim aos 12 anos. Há cerca de seis anos, teve parte do intestino delgado removido. Em 2012, retirou dois nódulos, um na cabeça e outro no pulmão, e recebeu o diagnóstico de câncer. No mesmo ano, já havia sido internado para tratar gastroenterite, desidratação e insuficiência renal.

Homenagem

A sessão da tarde de hoje da Câmara dos Deputados deve ser dedica a homenagens ao tucano e depois será suspensa. O pedido foi feito pelo deputado Mauro Benevides (PMDB-CE). Como Sérgio Guerra estava no exercício do mandato, pelo regimento, a Câmara já está em luto oficial.



Repercussão



"A perda de Sergio Guerra nos entristece profundamente. Convivo com ele há mais de trinta anos, desde que, muito jovem, comecei a trabalhar com Dr Arraes, que tinha nele um amigo e um aliado de todas as horas. Formos colegas de secretariado duas vezes e colegas de Parlamento em três mandatos, compartilhando momentos importantes da vida brasileira, mais próximos em determinadas situações, mais afastados em outras, mas sempre mantendo a capacidade do diálogo e o desejo do entendimento que constrói dias melhores para o país e para o nosso povo. Em meu nome pessoal, da minha família e do povo pernambucano, expresso minhas condolências aos familiares e amigos deste pernambucano que lutou todos esses anos para a construção de um Pernambuco melhor e de um Brasil mais justo", disse em nota o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).



"É com tristeza que informamos o falecimento do ex-presidente nacional do PSDB e presidente do ITV, deputado federal Sérgio Guerra. O PSDB-SP se solidariza com a família e com os amigos do deputado Sérgio Guerra e deseja a eles força neste momento de tristeza.", disse o PSDB-SP em sua conta no Twitter.



"Recebi a triste notícia do falecimento do amigo e companheiro de partido, Sérgio Guerra. A boa política perde mais um grande guerreiro. Sérgio Guerra foi conselheiro, articulador, aglutinador. Um político sério, um defensor da democracia e do nosso país. Um grande líder", disse o governador tucano do Paraná, Beto Richa, em sua conta no Twitter.



"O PSDB de São Paulo lamenta profundamente o falecimento do deputado federal Sérgio Guerra, ex-presidente nacional do partido. Companheiro fiel e dedicado, Sérgio Guerra foi um brasileiro que honrou os cargos que ocupou, um lutador incansável na construção de um país mais justo e democrático. Possuía uma visão política extraordinária e a sensibilidade social dos grandes homens públicos com a qual ajudou a consolidar o PSDB em todo o país. O PSDB de São Paulo, neste momento de pesar, se solidariza com os familiares e amigos do deputado Sérgio Guerra", disse em nota o deputado federal Duarte Nogueira, presidente estadual do PSDB-SP.



"Estamos todos muito entristecidos com o falecimento do amigo e companheiro de tantas jornadas pelo PSDB, Sérgio Guerra. Sua incansável luta contra a doença repetiu a mesma força, esperança e otimismo com os quais conduziu sua vida pública - como deputado federal, senador da República, secretário de Estado e dirigente partidário. Sérgio Guerra deu contribuições inestimáveis ao fortalecimento do PSDB, como seu presidente, como coordenador de duas campanhas presidenciais e, mais recentemente, como presidente do ITV (Instituto Teotônio Vilela). Sempre foi um fiel defensor dos princípios democráticos e sempre lutou por um Brasil melhor. Continuará presente entre nós por meio do seu legado, de enorme valor. Juntamo-nos à dor de seus familiares e amigos e ao povo de Pernambuco, que perde um grande representante e defensor. Que Deus, em sua infinita bondade, conforte a todos e dê a este grande batalhador o descanso em paz", disse Antonio Imbassahy (BA), líder do PSDB na Câmara dos Deputados.



"Em 2010, Sérgio Guerra presidia o PSDB e eu o DEM. Tive a oportunidade de conhecer um grande politico articulador e correto no diálogo. O Brasil perde um grande politico e eu um grande amigo", disse o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) em sua conta no Twitter.



"Sempre mantive com Sérgio Guerra uma relação de cordialidade e respeito. Minhas condolências a família e os amigos nesta hora difícil", disse o senador Humberto Costa (PT-PE), em sua conta no Twitter.



"Força à família de Sérgio Guerra. Quando era ministro de Relações Institucionais de Lula, apesar das divergências, sempre foi interlocutor respeitoso e extrovertido", escreveu Alexandre Padilha (PT), pré-candidato ao governo de São Paulo, em seu perfil no Twitter.



"No último governo Arraes pude testemunhar a capacidade política e de gestão de Sérgio Guerra. Como secretário de Indústria e Comércio, ele viabilizou o maior aporte de investimentos federais feitos no Porto de Suape até então. Anos depois, como presidente do PSDB, soube exercer sua forte liderança sem nunca fechar as portas para o diálogo com os demais partidos", disse em nota o prefeito de Recife, Geraldo Julio (PSB).



"Minhas condolências aos familiares e aos amigos do ex-senador Sérgio Guerra. O PSDB perdeu um dos seus grandes líderes... Sérgio Guerra era um homem do diálogo, de firmes convicções, de cumprir acordos. O Brasil perdeu um politico de enorme valor", escreveu o senador Paulo Paim (PT-RS), em sua conta no Twitter.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "DEPUTADO-MORTE - (ATUALIZADA)"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!