MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Planalto envia ao Congresso projeto sobre manifestações na próxima semana

BRASÍLIA, DF, 8 de março (Folhapress) - O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) afirmou nesta semana que o governo deve enviar ao Congresso, já na próxima semana, o projeto de lei que pretende coibir abusos em manifestações."Nesse momento, Ministério da

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.03.2014, 11:45:00 Editado em 27.04.2020, 20:17:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF, 8 de março (Folhapress) - O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) afirmou nesta semana que o governo deve enviar ao Congresso, já na próxima semana, o projeto de lei que pretende coibir abusos em manifestações."Nesse momento, Ministério da Justiça e Casa Civil trabalham nos aspectos finais [do texto]. Acredito que, no início da semana que vem, encaminharemos ao Congresso, com regime de urgência", afirmou o ministro após o evento de lançamento da Campanha da Fraternidade da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Cardozo classificou o projeto como "equilibrado" e afirmou que a ideia não é reprimir manifestações, mas coibir abusos. "Tem por objetivo central garantir a liberdade de as pessoas se manifestarem em paz e poderem fazê-lo em vias públicas."

Sem detalhar as penas que serão adotadas para quem descumprir a lei, Cardozo afirmou apenas que serão apresentadas novas tipificações e agravantes.

O ministro avalia que é possível ver o texto aprovado, no Congresso Nacional, antes da Copa do Mundo --período temido pelo governo como alvo de grandes manifestações.

A proposta deve conter, segundo Cardozo, medidas que garantam "a integridade no exercício da função" do jornalista. Paralelamente, disse, outras medidas nesse mesmo sentido -como a criação de um observatório-- estarão presentes em um protocolo elaborado por um grupo de trabalho encabeçado pela Secretaria dos Direitos Humanos (Presidência da República).

Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB, afirmou que é preciso ter cautela com projetos de lei que busquem controlar manifestações públicas. "Não podemos cair de novo no regime da ditadura, onde as manifestações, mesmo que elas sejam violentas, sejam consideradas crime no sentido como eram consideradas. Essa preocupação nós temos, mas não posso opinar sobre o texto [do Executivo] que não vi, não li."

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Planalto envia ao Congresso projeto sobre manifestações na próxima semana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!