MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Justiça aceita denúncia contra 19 no "mensalão do DEM"

BRASÍLIA, DF, 16 de abril (Folhapress) - A Justiça do Distrito Federal tornou réus 19 pessoas acusadas de envolvimento no "mensalão do DEM", incluindo o ex-governador José Roberto Arruda, que chegou a ser preso e é pré-candidato ao governo em 2014. Ao

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.04.2014, 18:27:00 Editado em 27.04.2020, 20:16:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF, 16 de abril (Folhapress) - A Justiça do Distrito Federal tornou réus 19 pessoas acusadas de envolvimento no "mensalão do DEM", incluindo o ex-governador José Roberto Arruda, que chegou a ser preso e é pré-candidato ao governo em 2014.

Ao aceitar a denúncia, o juiz Atalá Correia, da sétima vara criminal, considerou que há indícios mínimos no caso e abriu prazo para a defesa. "A peça acusatória apresenta a exposição do fato criminoso, com todas as suas circunstâncias, em descrição compreensível, bem como a qualificação dos acusados e os esclarecimentos pelos quais se possa identificá-los. Estão presentes, ainda, a classificação dos crimes e o rol das testemunhas", escreveu o juiz, ao aceitar a denúncia.

A denúncia havia sido oferecida originalmente em 2012 pela Procuradoria-Geral da República ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), como resultado da operação Caixa de Pandora. Mas o tribunal decidiu desmembrar o processo para os réus sem foro privilegiado.

A operação Caixa de Pandora investigou um esquema de coleta e distribuição de propinas entre membros do governo Arruda e deputados distritais. O caso ficou notório após Arruda ser flagrado em vídeo recebendo dinheiro do delator do esquema, Durval Barbosa. A investigação foi feita pela Polícia Federal e Ministério Público do DF e Federal.

A ação aceita pela Justiça do DF é assinada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). É esse grupo de promotores que os advogados de defesa querem retirar do caso e, por consequência, anular o processo. Os advogados negam ainda irregularidades e envolvimento no esquema.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Justiça aceita denúncia contra 19 no "mensalão do DEM""

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!