MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

PF prende prefeitos na Bahia por suspeita de desvio de recursos do Fundeb

SÃO PAULO, SP - A Polícia Federal deflagrou hoje a Operação 13 de Maio, que prendeu 19 suspeitos de integrar um esquema de desvio de recursos públicos praticados em prefeituras de 20 cidades da Bahia. O esquema também teria ramificações em Aracaju e Brasí

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.05.2014, 18:58:00 Editado em 27.04.2020, 20:14:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - A Polícia Federal deflagrou hoje a Operação 13 de Maio, que prendeu 19 suspeitos de integrar um esquema de desvio de recursos públicos praticados em prefeituras de 20 cidades da Bahia. O esquema também teria ramificações em Aracaju e Brasília.

continua após publicidade

Entre os presos com prisão decretada pela Justiça Federal estão dois prefeitos, seis ex-prefeitos, quatro vereadores, cinco secretários municipais e nove funcionários públicos -todos da Bahia.

Ao todo, foram expedidos pela Justiça 29 mandados de prisão temporária e outros 83 mandados de busca e apreensão -todos cumpridos hoje.

continua após publicidade

A Justiça ainda afastou das funções públicas, enquanto durarem as investigações, sete suspeitos envolvidos no esquema, entre eles um prefeito e um secretário de Finanças da cidade de Fátima (BA).

A PF diz que a organização criminosa formada por empresários e funcionários públicos atuava há mais de dez anos. Nesse período, estima-se que foram desviados pelo menos R$ 70 milhões em recursos públicos.

As investigações apontam que os suspeitos desviavam recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), além de outros repasses de origem federal, estadual e municipal.

continua após publicidade

Para concretizar o crime, o grupo utilizava empresas de fachada e "laranjas" contratados para a realização de serviços de engenharia, de transporte escolar e de eventos sociais.

O esquema foi descoberto durante uma fiscalização da CGU (Controladoria Geral da União) na prestação de contas das prefeituras que receberam dinheiro público oriundo do Fundeb.

A Polícia Federal informou que os suspeitos vão responder na Justiça pelos crimes de responsabilidade, malversação de recursos públicos, lavagem de dinheiro, peculato, organização criminosa, uso de documento falso e crimes da lei de licitações.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "PF prende prefeitos na Bahia por suspeita de desvio de recursos do Fundeb"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!